A causa da Velhice

A frase pode parecer estranha, mas, como tudo na vida tem uma causa, a velhice não foge à regra. Podemos ser jovens eternamente sem termos que recorrer a cosméticos deformadores ou quaisquer outros tipos de elixires milagrosos propalados pela mídia interesseira. Envelhecer é algo anormal como anormal é ficar doente ou ser infeliz. É só uma questão de análise ou de busca, muito mais do que de crença ou convencimento; senão, vejamos: quem gosta de ter em casa um sapato velho, uma roupa velha ou um alimento estragado? Sim, porque, uma vez envelhecidos, perderam as suas funções ou assim vê o senso comum. Compartilhar a presença ou fazer uso de um desses causa mal estar ou má impressão, pois não é da natureza do ser humano aceitar engodo.

No entanto, não sendo alimentos e nem sapatos, estamos, de antemão, fora da comparação usual a respeito do que seja envelhecer. Isto porque possuímos, além do corpo, um espírito e, além deste, uma mente inteligente, que nos foi dada por Deus, com objetivos que vão além da compreensão do homem. Prova a ciência que não utilizamos mais do que 25% de nossa capacidade mental; isto merece ser pensado. Se ao menos tentássemos ultrapassar esse limite, bem outra seria a nossa existência. Levar uma vida que valha a pena ser vivida, eis o objetivo primordial de aqui nos encontrarmos. Não há idade para o desenvolvimento do ser humano; só é velho quem velho se vê. A idade cronológica é apenas uma demonstração de que adquirimos experiência, vivemos experiências e que estamos apenas iniciando. Mas, o que vem a ser o "ser jovem"? Jovem é quem jovem se vê.

Se a mente reflete no corpo, a forma que vejo em mim mesmo é a que vai valer para a minha vida. Temos células que se renovam, ingerimos alimentos que nos metabolizam por dentro e por fora; por que então teríamos que envelhecer? È porque nos vemos velhos e acabados com o passar dos anos. Tudo vem na medida do reconhecimento e quando me olho no espelho meu corpo reflete aquilo que penso de mim. Logo, como disse, a questão é de busca, mais do que de convencimento.

Se possuo uma mente, então por que não usá-la para o meu aperfeiçoamento? Penso que seria este o ponto de partida. Jovens velhos e velhos jovens, o mundo está cheio deles; isto prova que a velhice não é existência real. Aprender idiomas em idade avançada, fazer uma faculdade, viver rodeado pelas crianças, são atitudes que nos fazem retroceder em anos, o que vai refletir na aparência, o que vai aumentar pela vida o gosto e fazer dispensar, para rejuvenescer, tudo o que não seja o auto aperfeiçoamento

Professor Edgard Santos
Enviado por Professor Edgard Santos em 03/04/2015
Reeditado em 03/04/2015
Código do texto: T5193846
Classificação de conteúdo: seguro