as crianças acham tudo em nada,
os homens não acham nada em tudo.
(giácomo leopardi)
o crescer, é a oportunidade que temos de resgatar na prática,
o que esquecemos ao nascermos.
(billy brasil)
----------------------
Giacomo Leopardi
Recanati, 29 de junho de 1798 —
Nápoles, 14 de junho de 1837)
CANCER
Poeta, ensaísta e filólogo italiano. É um dos maiores poetas italianos. A sua obra revela muito pessimismo, melancolia e cepticismo.
O pai (que entregara o filho aos seis anos de idade aos ensinamentos de preceptores que lhe ensinaram a mestria dos clássicos gregos e latinos), proprietário de uma biblioteca particular composta por cerca de vinte mil volumes, desafiava então o jovem Giacomo a fazer traduções, julgando ser este o melhor meio de o introduzir à erudição. Assim, aos dezasseis anos, já revelava autoridade suficiente para escrever um ensaio em que denunciava os erros dos autores clássicos.
O primeiro livro, Saggio Sugli Errore Popolari Degli Antichi, escrito em 1815 só veio a ser publicado nove anos após a sua morte. Giacomo Leopardi foi vítima de um problema cerebrospinal e da cegueira progressiva de um olho. As suas deficiências físicas, provocadas por doença degenerativa, fizeram com que se recatasse da companhia feminina.
Se os poemas que começou por escrever eram inflamados de patriotismo saudosista, queixumes com uma mão no peito e outra na testa, como All' Italia, publicado em 1819, a sua estada em Roma por volta de 1823 aproximou-o dos círculos germânicos. Mudando-se para Bolonha em 1825, passou a trabalhar como professor particular, ao mesmo tempo que ia escrevendo obras que, embora continuando a manter a forma clássica, adotavam o conteúdo romântico alemão.
Assim, Versi (1826) e Operette Morali (1827) refletem bem a transição no cunho do seu autor. Em 1830 partiu de Recanatipara Florença mas, três anos depois optou definitivamente por Nápoles, onde escreveu La Ginestra (1836).
Fonte Wikipédia,