A verdadeira beleza - o jovem e o especialista em arte

Um jovem rapaz, vendo a pobreza de um pintor que vendia quadros na rua chegou-se a indagar:" por que quadros com paisagens tão belas como essas flores valem tão pouco e quadros mutias vezes horríveis, excêntricos valem milhões?" Então ele resolveu perguntar a um especialista em arte o porquê disso... O especialista então propôs um experimento, ele teria que ficar uma hora olhando para o quadro do pintor de rua e uma hora para uma obra exposta no museu, essa no casso era vista como feia e disforme.

Nos primeiros 15 minutos a flor era a coisa mais bela que ele já havia visto, então passou-se vinte minutos, ele olhava, olhava, e não conseguia ver nada além daquela bela flor, que já tinha visto... meia hora e ele não aguentava mais, quarenta e cinco minutos, uma tortura. "Deus se eu passar mais dez minutos olhando para essa mesma flor eu tiro a minha vida!" Logo terminou o tempo e ele não conseguia ver nada além de tédio, a beleza que via a principio se tornou enfadonha e desapareceu.

Então lá vai ele desanimado olhar para o quadro disforme... no começo ele não conseguia ver nada além de um céu feito de borrões... Depois de quinze minutos ele reparou que o quadro tinha uma textura que ele nunca havia visto antes... depois de vinte minutos ele percebeu que as cores pareciam ganhar vida, o céu não era preto, mas azul, os borrões pareciam pequenos redemoinhos, depois de meia hora ficou embasbacado com as coisas que havia descoberto. Quarenta e cinco minutos depois, ele já não via borrões, mais um céu vivo, cheio de cores, texturas, impressões e expressões que num primeiro momento, para um olhar desatento era impossível de se ver,

Então ele voltou a curador que perguntou: " Percebeu a diferença?" Um quadro de um artista amador é lindo num primeiro momento, mas conforme você observa, percebe que ele quase nada mais tem a oferecer do que um encanto superficial, algo que aqueles que somente enxergam o mundo pela superfície conseguem enxergar. Enquanto o quadro de um verdadeiro artista, causa estranheza num primeiro momento, mas conforme você observa, você percebe detalhes, impressões, que mesmo com o passar de horas e anos nunca terminam.. Ou você acha que já encontraram a resposta exata para o porquê do sorriso de Mona Lisa? Ou acha que já esgotaram tudo que tinha pra se ver num quadro do Van Gogh? O verdadeiro artista capta o que há de mais profundo na natureza humana e somente aqueles que vêem o mundo tal como ele é, imenso como o interior de um oceano profundo podem ver essa beleza. Que só pode ser percebida com o passar do tempo e essa sim cresce junto com ele.

O Jovem ficou impactado, e falou para o especialista: " Nunca pensei dessa forma, será que nós seres humanos somos assim?" O especialista respondeu:" O que você viu era apenas um quadro de um artista humano, imagina um feito pelas mãos de um Deus?'" Ele agiu da mesma forma com nós e com tudo que existe, olhe para as estrelas a noite, de longe elas são tão pequenas e com um brilho tão singelo... Mas quando você conhece sua verdadeira forma, quando olha de perto, você percebe o tamanho gigantesco que possuem, percebe que o brilho que elas irradiam iluminam um sistema planetário inteiro... Sim, os seres humanos são iguais, olhe ao seu redor... Quantas estrelas estão ao seu lado e você não percebe, quantos quadros que valem milhões são trocados por flores superficiais.

Então o jovem rapaz foi embora pensando: " Quem dera o mundo real fosse como da arte, se no mundo houvessem mais especialistas, a beleza real dele seria muita mais apreciada...

E você é um jovem ou um especialista?

RS Schindler(Renan Souza)