Algumas linhas sobre poesia
"[...] Pão dos eleitos, alimento maldito. Separa, une. Convite à viagem; regresso à terra natal."
Octavio Paz, excerto de "O Arco e a lira" (livre tradução minha).
Esse é um daqueles textos que, não importa o quanto eu o tenha lido, sempre causará, em mim, a mesma impressão. Sempre do mesmo jeito. Defeito -- meu ou do texto? Nada disso! Nada! A estes seres, a estes eventos que tanto se repetem, conveio chamá-los de fenômeno.
Sinto-me o Sinuhe que regressa, de mãos dadas com Mineia, pelas ruas de Babilônia. Sinto-me uma daquelas crianças que, numa das últimas cenas (mais tristes, tensas e intensas, clássicas, duras, terríveis, tocantes ao coração) prepara-se para nascer -- em "O pássaro azul" (1940). Sinto-me um time traveller de mão cheia. Um mochileiro das galáxias -- sem guia. Sinto-me um espírito livre -- a passear de mãos dadas com o destino (pudera: "um espírito livre -- a passear de mãos dadas com o destino"! Qual!)
Eis que a isso, Senhoras e Senhores, convém que nomeemos como "efeito poético". Quem nunca leu tantas coisas, nunca escreveu um pouco sobre si, sobre sua forma de ver o mundo, quem nunca "bateu uns versinhos" toda semana (poeteiros de plantão, uni-vos!), a essas pessoas o que diremos? Volte com o reconhecimento de tua própria inteligência! Sabei onde procurá-la! Ela te cerca!
Saudades! Daqui de cima quase quatro décadas vos completam!*
Eis-me aqui, Senhora! Que queres que eu faça?**
NOTA
* "Soldados, de lá de cima quarenta séculos vos contemplam!", teria sido dito por Napoleão Bonaparte (1769-1821), líder político e importante nome do Exército Francês, na ocasião de sua passagem pelo Egito, ao deparar-se com as pirâmides. Pois se não foi poético nessa sua declaração, Deus, que terá sido? O que eu fiz foi praticar a intertextualidade (neste caso, de forma), exercício que me é cara.
** "Senhor, o que quer que eu faça?", frase interrogativa, atribuída ao apóstolo Paulo. Novamente, coube-me intertextualizar. "Senhora", neste caso, é uma referência de enorme respeito ao substantivo feminino (e ente) "Poesia".