Quanto custa?

Quanto custa?

Ao chegarmos a uma determinada idade aprendemos a ressignificar algumas coisas como, por exemplo, tudo na vida da gente que é de graça, na verdade esconde o maior valor do mundo.

Por que qual é o preço de se ver um lindo por do sol ou um belo amanhecer? Quanto podemos ou devemos cobrar por uma noite estrelada com uma lua deslumbrante? Será que de alguma maneira existe um preço para se admirar uma linda rosa como que a bailar num jardim levada pela bruma leve, será mesmo que tem? Ou quem sabe, quando nos banhamos no mar deveríamos desembolsar algum?

Talvez ainda não tenhamos percebido, mas não cabe a ninguém determinar valores, contudo me pergunto, haverá algum tipo de preço para uma criança que sai em disparada ao ver o mar, corre a toda para entrar na água e brincar na areia.

Como mensurar certos valores que não estão agregados aos sentimentos pessoais? Valores estes que não representam números, mas sim lições de vida. O que dizer do perfume de uma flor que se espalha de forma tão linda e despretensiosa, sendo levado pelo vento e entrando suavemente em nossas narinas, como determinar um preço para isso?

Beira ao ridículo ver o prisma do arco-íris e dizer que só quem pode ver são os mais afortunados financeiramente. Quais são as bases para se determinar que se seja proibido olhar sem pagar por um sorriso? Quem disse que tem preço um gesto de caridade? Ver um rio que corre com aguas tão caudalosas num vale tão lindo que tira o folego de qualquer poeta, será, mas será mesmo que é possível avaliar e estipular um preço pra isso?

Já viram um animal selvagem solto e livre, correndo e pulando deixando seus instintos extravasar toda sua glória e alegria de ser e se sentir livre, como é linda a sena, ou uma mãe protegendo sua cria, ela da sua vida por isso, nos documentários vemos sempre cenas de tirar o folego de qualquer um, mas qual será a moeda que se usa para admirar os animais no seu habitat?

Ver uma manada de búfalos seguindo sua jornada, ou os elefantes um dos maiores animais terrestres na busca do alimento diário seguindo sua jornada cotidiana, não, definitivamente não da pra mensurar algo tão complexo e como cobrar? É simplesmente impossível!

A natureza clama por observadores apaixonados pelos seus encantos, quem de nós pode se por contra ela? Como estipular quanto vale às cataratas da Foz do Iguaçu e quanto devem jorram de agua, somos apenas uma insignificância diante de tamanho poder e de suas enormes paredes de agua, quer tentar para-la?

Ver o voo das aves e não ficar admirado com tamanha agilidade no ar, soltas fazendo malabares mil e deixando ser levada pelas corrente de ventos até avistar sua refeição, então ela mira e vai com tudo pra cima e sai toda altiva orgulhosa de si, pois já garantiu seu alimento do dia. Como se cobra por tamanho espetáculo?

O maior de todos os valores o que parece mais insignificante, é o valor humano, por que sempre colocamos preço em tudo e tornamos as coisas mais importantes do que o nosso próximo ou a vida? Por que o carro de luxo, a casa bonita ou a roupa de grife tornou-se maior que a pessoa que á usa?

Desde quando nos tornamos tão insensíveis assim, deixamos tudo que aprendemos a amar pra dizer, temos algo mais importante do que valorizar o outro a nós mesmos e a vida? O capitalismo é selvagem sim, mas só por que nós permitimos que ele chegasse aonde chegou.

Que tal experimentarmos o olho no olho, dizer que um amigo é único que nada é melhor que um bom papo com seus colegas, trabalhar as relações que temos com o outro, para sermos melhores como pessoas.

Ao dizer, te amo ao outro, que seja um sentimento tão profundo que beira o indescritível, aprendemos que é a angústia que nos move no mundo, e faz brilhar aquela força que vem do nada e que vai para lugar nenhum, mas que dá significado para o amor. Como alguém pode dizer que é capaz de entender este sentimento de forma que venha á dizer, custa tanto? Como dominar nosso coração ou nossas emoções?

Dizer que estas emoções de alguma maneira nunca fizeram ou farão parte de nós, isso é simplesmente improvável e impossível. Como confundir o amor com ter tudo que preciso ou trocar uma verdadeira paixão por alguém que pode te dar o céu?

Sim já desfrutamos de muitas coisas desta vida como carros, iates tremendamente luxuosos, casas lindas, boas viagens, passeios de helicóptero, aviões e tantas outras, não sou tolo sei que isso faz parte e quando possível é bom, mas definitivamente não é e nem deve ser o motivador para valores que não custam nada além de seu significado. Amor custa só amar e nada mais, sei que todos buscam boa vida, porem não há boa vida se não tivermos valores maiores, como caráter, dignidade, integridade, verdade, justiça, lealdade, honestidade e etc..., por que coisas nós sempre conquistaremos, não se amedronte pelo tamanho da vida, mas pela falta de valores corretos.

Que possamos apreender a resignificar a vida! Não há quem possa viver com integridade se não admitir suas sombras, se já amadurecemos ao ponto de ver que a vida está pra além dos valores materiais. Pois assim como a natureza demonstra todo seu esplendor e poder, que nós, como humanos, possamos demonstrar toda nossa glória, em nossa humanidade!