Medo paralisante

Chegamos a ficar paralisados por causa do medo, duvidando de nossa capacidade, perguntando-nos se ainda somos capazes de fazer o que amamos e chegamos a pensar que nunca mais faremos tão bem aquilo que outrora parecia fluir tão naturalmente de nós. Por que o medo? Não podemos responder satisfatoriamente, porque o medo decorre de mil razões e o tamanho do desafio é apenas uma delas.

Tenho pensado em tudo isto porque, recentemente, andei enfrentando o medo de não conseguir mais escrever nem mesmo uma linha, suspeitando que a criatividade tinha me abandonado e nunca mais me encontraria com a poesia nem seria capaz de ver beleza no mundo e nas pessoas. Penso que o medo não é apenas por causa das dificuldades, mas também por causa de duvidarmos que seremos capazes de enfrentá-lo de frente, de ter força para nos submetermos ao risco e continuar erguidos.

Em meu período de enfrentamento deste medo, eu fiquei imaginando várias histórias que não consegui colocar no papel, ou então comecei textos que não concluí. Quais foram os demônios que me assolaram? O do medo, insegurança e da hesitação. E confesso que ainda estou com muito medo. Percebo isto porque estou escrevendo este texto com dificuldade. Decidir escrever sobre meu medo de não ser mais capaz de escrever exigiu muito de mim. Eu me perguntava: "Será que conseguirei?" E uma voz interior respondia: "Você tem que ir, porque isto é parte essencial de você. Vá, escreva, porque você nunca mais será completa se nunca mais o fizer". Portanto, aqui estou. Com todos os medos, dúvidas e um coração aberto a tudo que vier.