Por que devemos esperar pouco?
"Não devemos esperar muito das pessoas." ... essa frase é bem clichê e provavelmente você já a ouviu ou leu uma dezena de vezes por aí. ... E eu te pergunto. POR QUE CARA PÁLIDA? Por que esperar pouco? Esperar pouco dos animais é razoável, já que eles agem por instinto, Mas de nós, seres humanos, desculpem me mas não mesmo!!!
O que nos diferencia dos animais é justamente o fato de que muito poucas são as situações em que agimos por instinto. Temos um cérebro capaz de: registrar, de pesquisar, de calcular, de testar, de estudar e adquirir conhecimentos. E isso nos diferencia, nos torna capazes de sermos melhores e de evoluir sempre.
Acho que só por aí eu poderia terminar a minha teoria, mas temos algo mais, algo ainda mais especial do que o cérebro... temos o "cérebro do cérebro",.. o coração!!!
Se o cérebro nos torna diferente dos demais, o coração torna cada um de nós ÚNICOS!!! Animais também tem coração, também tem cérebro, mas nada comparado aos nossos, pois neles essas "ferramentas" são primárias e portanto prevalece o instinto. Em nós não!!! Temos algo maior que o instinto, algo melhor... a SENSIBILIDADE!!!
Por isso a combinação razão (cérebro) + emoção (coração) é uma "ferramenta" poderosa, É essa ferramenta que nos diferencia de fato dos demais seres deste planeta, ela nos torna RESPONSÁVEIS pelos nossos atos, pelas nossas ações e emoções.
Eis aí o X do problema. Estava tudo muito bem, tudo muito bom mas... não queremos ser responsáveis!!! E é por isso que inventamos frases clichês, desculpas esfarrapadas, ideologias mal formuladas.. pra fugir dessa responsabilidade que devemos ter por nós e também pelos outros!!!
E é por isso que eu espero sim, muito das pessoas. Espero muito de mim, muto dos outros, muito de todos nós. Porque temos um cérebro pra raciocinar muito bem sobre o que fazemos, como fazemos e a quem fazemos. E temos um coração para avaliar se erramos ou acertamos no que fazemos, em como fazemos e a quem fazemos. Temos meios de nos corrigir, de ajudar os outros a se corrigirem... temos meios de nos ajudar mutuamente, de nos melhorar, de nos aprimorarmos, de nos desculparmos e revertermos situações.
Há quem diga que existem muitos que são incapazes de usar uma ou ambas as ferramentas. Concordo... conheço pessoas insensíveis, cruéis, maldosas, maliciosas, que calculam friamente seus atos, e que camuflam razões e emoções... bom, acho que na verdade todos nós somos um pouco assim... porém alguns em alguns poucos momentos, outros em quase todos... mas seja muito ou pouco, eu não posso, diante de tudo isso que eu acredito, ou seja, no nosso senso, na nossa razão, no nosso sentimento, nas nossas emoções... esperar pouco de alguém.
Às vezes sou duro com alguns amigos quando os vejo em situação de "perigo", quando os vejo cometendo atos que poderão lhes fazer mal, ou fazer mal a outrem. Mas faço isso porque espero muito deles e sei que eles podem ser mais. Como também sou grato a cada amigo que me chama pra um papo e me ajuda a encontrar um caminho, esclarecer uma situação, enfim...aos amigos que esperam muito de mim e me corrigem.
E é por isso tudo e muito mais que eu sempre vou esperar muito das pessoas, e principalmente muito de mim. Ainda que eu não consiga dar o meu melhor quase nunca e talvez a quase ninguém... eu devo continuar sempre tentando, porque isso é um dever pessoal de cada um. Ser mais, ser melhor... e não se eximir das responsabilidades de ser o que é. Não se eximir da dor e do prazer de ser único.
Não me peça para esperar pouco de você. Não espere pouco de mim. É pensando alto que se alcança maiores objetivos.
Jesus veio a este planeta para nos ensinar o amor, a caridade, a benevolência a paciência... Analisando a passagem do Mestre dos Mestres por este planeta eu lhes pergunto... Será que ele esperava e ainda espera... pouco de nós? Eu duvido muito.
Então não me diga pra esperar pouco de quem recebeu e recebe muito de Deus todos os dias. Eu não trabalho com o pouco! Eu posso dar mais e eu mereço mais do quer isso. Todos nós podemos!