carnaval é movido pela paixão

CARNAVAL É MOVIDO PELA PAIXÃO

Texto de Geni Nogueira - 17/02/2015

É assim que a gente procura entender tanta dedicação, entusiasmo, criatividade nos desfiles das Escolas de samba. Faz-se tanto investimento tanta preparação para uma rápida apresentação.

As pessoas que assistem não tem condições de avaliar a real produção de um carnavalesco. É muita dedicação no seu dia a dia por longos meses e durante minutos acontece a apresentação. A emoção deve ser demais, difícil descrever em palavras . Realmente tudo é movido pela paixão.

Este ano novamente as Escolas de Samba nos encantou, foram tantos momentos que nos impressionaram!

Existe uma diferenças entre São Paulo e Rio na comissão julgadora. Em São Paulo os jurados ficam confinados e incomunicáveis. São 6 pessoas que julgarão cada quesito. Por exemplo, alegoria, harmonia, comissão de frente. Não podem ter comunicação com ninguém das ligas das Escolas de samba. Eles não são do mesmo Estado, e normalmente vem da classe artística. Os jurados tem que ficar em lugar privilegiado, em torres, mas em pontos estratégicos e com total segurança. Enquanto estiverem fazendo sua avaliação eles não saem, mas podem ser abastecidos, agua comida, e ganham este ano 1000 reais por noite. Inicialmente são 54 jurados depois sorteados 36, assim nem todos serão considerados. Todos estes cuidados acontecem para evitar os ânimos exaltados que podem ficar inconformados, e para evitar o que aconteceu em 2012, quando um participante rasgou o resultado dos jurados, e as cédulas de votação agora tem cópias.

No Rio os jurados recebem um manual para orientar o trabalho, e eles não ficam confinados mas se comprometem com a liga das Escolas, para garantir a justeza da apuração. Os jurados têm sérios deveres a cumprir.

É com muita seriedade o serviço da comissão julgadora, das ligas das Escolas de samba, que trabalham pesado durante e depois das apresentações. O resultado deve ter toda a segurança para chegar ao final com julgamento justo.

Todos aguardamos e esperamos, que vença o melhor, mas os que participaram diferenciam no seu nervosismo e adrenalina já que são movidos pela paixão.

Cada ano a apresentação das Escolas de samba se superam. Destaco a águia da Portela que assemelhando ao Cristo Redentor deu seu show a parte, difícil a descrição mas surpreendeu e muito na inovação.

Todos os sentidos foram aguçados como a oficina dos chocolates, sendo distribuídos 15000 chocolates para a plateia. A ala das baianas com roupas em forma de rosa e que também assim como o chocolate deixam no ar o perfume na hora das apresentações. A iluminação este ano teve destaque com as lâmpadas de Ledes muito usadas em fantasias e nos carros alegóricos.

A tecnologia mais evoluída utilizada em favor do Carnaval. Grande show os paraquedistas que desceram sem nenhum vacilo no meio do sambódromo.

Estou em Belo Horizonte e fui ver ontem a apresentação na Avenida Afonso Pena, confesso que esperava muito mais. Faltm pessoas movidas de paixão pelo carnaval, mas existe a alegria nos blocos que estão saindo de diferentes pontos da cidade. Animação sim! Não faltou.

Enfim ser feliz é realizar suas fantasias, e assim o carnavalesco conjuga a disciplina de um atleta e a alma de um poeta

Geni Nogueira
Enviado por Geni Nogueira em 19/02/2015
Código do texto: T5143171
Classificação de conteúdo: seguro