COLOCANDO EM PRÁTICA

Hoje, eu coloquei em prática um ensinamento do sábio chinês Confúcio. Eu estava lendo o filósofo inglês Francis Bacon, quando me lembrei de que havia postado um texto meu em outra página no Facebook. A publicação é uma crítica irônica ao BRASIL DE HOJE. Lembrei-me, pois, deste aforismo de Confúcio: “Aquilo que não desejas para ti mesmo não faças aos outros”. De outra forma, essa máxima pode ser dita assim: “Não faça aos outros o que você não quer que seja feito a você”. Ou ainda: “Não faças a outros o que não queres que te façam”. O sentido é o mesmo.

O meu texto na página a que me refiro poderia parecer provocação. Por isso, eu o excluí daquela página.

Eu postei a minha crítica como comentário na página de um senador. Neste caso, eu posso, porque ele é um homem político, público; é um representante do povo. Deve estar preparado para receber as críticas que lhe são feitas. Na página desse parlamentar, eu posso deixar a minha crítica. É algo normal. No entanto, devemos evitar fazer algo onde o direito do outro poderá lhe dar o direito de nos repreender, e nós não teremos o direito convincente de fazer a nossa defesa.

Obs.: Eu procurei a categoria reflexão, mas não encontrei. Se tivéssemos essa categoria neste site, seria lá onde eu colocaria este pensamento. Fica, pois, como um pensamento reflexivo.

Domingos Ivan Barbosa
Enviado por Domingos Ivan Barbosa em 17/02/2015
Reeditado em 17/02/2015
Código do texto: T5140131
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2015. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.