Os melhores cursos para o currículo de comissário - TRIPULANTES A DOR DO GLAMOUR
Todo o conteúdo deste post foi retirado do Blog "Tripulantes - A Dor do Glamour". Copie e cole o link em seu navegador para ver o texto com imagens: http://tripulantesadordoglamour.blogspot.com.br/2014/05/preciso-mesmo-desses-cursos-os-melhores.html
------
Abreviaturas deste post:
CV - Curriculum Vitae
CIA - Companhia Aérea.
CHT - Certificado de Habilitação Técnica
O seu curriculum é sua chance de mostrar para a CIA aérea que você é o candidato ideal. Mas o que é "o candidato ideal" para a função de comissário de voo?
Será que realmente chama a atenção de uma empresa aérea o CV de um candidato cheio de "cursos" com temáticas da aviação? Ou chama mais a atenção de uma empresa aérea o CV de um candidato com EXPERIÊNCIA prática de atendimento ao cliente?
Segundo a Agência Nacional de Aviação Civil (ANAC), é dito o seguinte sobre "Como se tornar um comissário de voo":
Depois de passar pelo ensino-aprendizagem e aprovado por uma das Escolas homologadas, você deverá submeter-se às provas que compõem o exame da Agência Nacional de Aviação Civil (ANAC).
Após a aprovação neste exame, o candidato poderá ingressar em uma empresa aérea, segundo critérios de seleção da própria empregadora.
Admitido, o candidato contratado deverá receber instruções teórica e prática sobre o equipamento (avião), em uma aeronave propriamente dita (no solo) ou em um "mock-up" (simulador), específicas para o tipo de aeronave na qual o aluno irá habilitar-se, num total mínimo de 27 horas-aula.
A empresa oferecerá estágio em voo de, no mínimo, 15 horas, sendo que, destas, deverá ser destinada 1(uma) hora para realização de cheque (exame prático) aplicado por profissionais credenciados pela ANAC. (FONTE: ANAC - Habilitação Comissário ) - GRIFO MEU.
Bem, notou que o Mock-up é ministrado pela CIA aérea?
Notou que o candidato recebe instrução em aeronaves ESPECÍFICAS?
Notou também que basta a aprovação "neste exame" (da ANAC) para que seu CV esteja ok?
O que tenho notado hoje em dia é a seguinte situação: muitas pessoas têm se aproveitado do grande número de candidatos que estão "desesperados" por montar um Curriculum que apresente algum "diferencial" e estão apresentando cursos que SERÃO MINISTRADOS PELAS CIAS AÉREAS como se tais cursos fossem algo "diferencial" para se ter no Curriculum.
Como se o fato de ter aquele "curso especial" e "exclusivo" fosse fazer a diferença na hora de uma seleção.
Candidato, permita-se ouvir a verdade: Nenhum curso que já é obrigação da empresa lhe oferecer, dá "peso" ou "diferencial" para o seu CV.
NENHUM.
Quer fazê-los para ter uma experiência e "agregar conhecimento"? Faça-os.
Quer fazê-los porque "ficou preocupado" achando que quem os fizer está "em melhores" condições do que você em termos de CV? - Não os faça!
Cursos que serão ministrados pelas CIAs sendo apresentados como "diferenciais" para o Curriculum.
Vamos primeiramente abordar esse assunto, pois também recebo muitos comentários de pessoas me perguntando:
- O que você acha de eu fazer um curso de Speech?
- Seria legal eu ter em meu CV um curso de "emergência a bordo"?
Bem, sinceramente (sinceramente MESMO), se você quiser jogar seu dinheiro e seu tempo fora, sim, acho que é realmente interessante você fazer um desses cursos.
Mas se você quiser realmente (realmente MESMO) incrementar seu curriculum, procure fazer um curso de IDIOMAS e não de matérias que você terá de graça quando ingressar em uma CIA aérea.
Esses cursos não são um diferencial.
E você me perguntaria: "Porque não são se eles serão usados por mim na aviação?"
Deixe-me introduzir então a você candidato o "mundo" da aviação...
As pessoas envolvidas com esses tipos de cursos, em sua grande maioria vem de um background de grande envolvimento com a aviação, e conhecem muito bem os bastidores da aviação. Sabem com que tipo de público estão lidando. E você candidato, verdade seja dita: Está no escuro.
Você está lidando com especialistas, doutores e mestres em marketing, ex-comissários, ex-pilotos, ex-checadores, ex-instrutores, etc... São pessoas que sabem o que fazem, e sabem como abordá-lo.
Na grande maioria das vezes você só sabe o que lhe informaram no curso de comissário, e quando muito o que algum colega da aviação lhe contou. Mas como essa informação não é muito difundida, a grande e esmagadora maioria dos candidatos é seduzida por essas propostas de cursos, e investe seu dinheiro e seu tempo em algo que não agrega peso ao CV de comissário.
E façamos aqui uma distinção muito importante:
Se você quiser atuar em qualquer outra área. Ótimo. Faça todos esses cursos, porque sim, eles irão "impressionar" as pessoas "lá fora", mas não pense você que esses cursos impressionam as CIAs aéreas, e sabe porquê? Por que elas têm a OBRIGAÇÃO de treinar você com esses cursos quando você ingressar em uma delas. E mais: Você não terá que pagar por isso, muito pelo contrário, será remunerado durante seu treinamento.
***Curso de "como carregar a mala como tripulante"
Vamos lá... existe um "mercado" muito movimentado hoje em dia, e é o mercado que assedia os candidatos que estão aguardando ansiosamente por uma seleção em uma CIA; Esse mercado apresenta inúmeros cursos. Não estou dizendo aqui que tais cursos não são úteis. Muito pelo contrário, são super úteis, o problema (na minha opinião pessoal), é que tais cursos têm sido apresentados como "diferencial" para o CV dos comissários.
Preste atenção candidato! As palavras "tripulante" e "comissário" têm sido inclusas em cursos com o intuito exato de chamar a sua atenção!
Não duvido nada que possa surgir daqui algum tempo os seguintes tipos de cursos:
- Curso de como "comer em um restaurante com o uniforme", para comissários.
- Curso de como "pegar um táxi até o aeroporto", para comissários.
- Curso de como andar no aeroporto puxando uma mala, "exclusivo para comissários".
- Curso de como atender o telefone celular enquanto estiver com o uniforme de uma CIA.
- Curso de como atender o telefone quando uma CIA aérea ligar para você, para comissários.
- Curso de como subir uma escada rolante do aeroporto com a mala de tripulante.
- Curso exclusivo de como abrir o chuveiro de um hotel durante o pernoite, exclusivo para comissários.
- Curso de como se relacionar com o pessoal da escala de voos, para tripulantes.
- Curso de como dizer "bom dia" para um passageiro, para comissários.
- Curso de como usar o crachá de uma empresa aérea, exclusivo para comissários!
- Curso de como carregar a bolsa da CIA aérea, exclusivo para comissárias!
Isso é um mercado, e você é o alvo.
Tudo o que você quer em seu CV é o DIFERENCIAL, então eles usarão exatamente esta palavra para chamar sua atenção. Para que você pense: Ah, era esse curso que faltava! Agora sim, vou conseguir destaque...
Quando na verdade não passa de estratégia! Marketing!
***Cursos ministrados quando você ingressa em uma CIA aérea
O interessante (ironicamente) é que praticamente não existem por aí cursos de "combate ao fogo", "cursos de "sobrevivência na selva"... Claro, se você visse um deles diria: "Ei, eu já fiz esse curso quando me formei no curso de comissário!"
Então esse tipo de curso "não cola" muito... Não teria adesão, você já o fez...
Mas como você é uma pessoa que não esteve ainda em uma CIA e não sabe quais cursos são ministrados lá dentro, quando você vê um deles sendo ofertado como "inédito" por aí, acha realmente que é uma "oportunidade" maravilhosa para ter um "diferencial" em seu CV...
Bom, vamos acabar com esse mito, e falar abertamente sobre quais são os cursos dados pelas empresas aéreas e que você "ter ou não ter" eles em seu CV não fará diferença, já que são ministrados de qualquer maneira - de graça e alguns com diploma no final (com o logo da CIA aérea)!
Veja quais são os treinamentos que você terá quando ingressar em uma CIA aérea. E a menos que queira gastar dinheiro, espere para fazer esses treinamentos quando for funcionário de uma CIA;
Apresentação pessoal - Você terá uma instrução completa de como é o padrão de apresentação pessoal da CIA, por isso, todos os outros cursos de "apresentação pessoal" que você tenha feito, para a CIA não fazem diferença. Você terá que entrar "na linha" da empresa. Aprender a prender seu cabelo como a empresa quer. Aprender a usar o relógio, a pulseira e o anel permitidos pela empresa "X" ou "Y". Então já sabe... espere o curso de "apresentação pessoal" da empresa que o contratar.
Security - É uma aula exclusiva sobre segurança da aviação, trata mais dos aspectos de terrorismo, sequestro de aeronaves, etc.
Sobrevivência na Selva - Sim, você passará novamente por uma "reciclagem" de sobrevivência na selva, aprendendo a manusear as coisas que compõe o Kit das aeronaves específicas da CIA onde ingressou.
Curso de Speech - Speech é aquela alocução que os tripulantes fazem a bordo das aeronaves, e sim, você terá um dia inteirinho com uma aula de Speech. Onde aprenderá a entonação da voz, e enquanto você treina o Speech, seus colegas vão treinando aquela demonstração de segurança das "máscaras de oxigênio cairão automaticamente", etc... Por isso, se surgir por aí também algum "Curso de demonstração de segurança"... Já sabe, você terá esse treinamento de acordo com a aeronave que for habilitado pela CIA aérea!
Marinharia/ Sobrevivência na Água - Você também passará por um treinamento prático na água.
Equipamento - Equipamento é como chamamos as aeronaves na Aviação. Então fuja de cursos que prometem instrução em aeronaves. Cada CIA aérea tem aeronaves específicas e de nada adianta você fazer treinamento de "emergência a bordo", em um Boeing, se for contratado por uma CIA que opera Airbus ou qualquer outro equipamento. Você simplesmente perdeu seu tempo e seu dinheiro. E outro detalhe IMPORTANTÍSSIMO:
Nenhum curso que oferece esse treinamento de "emergência a bordo" de aeronaves pode emitir a você o CHT (Certificado de Hablitação Técnica), que é o documento emitido pelas CIAs aéreas quando você é aprovado no check do equipamento. Por isso seu curso de "emergência a bordo" não irá impressionar nenhuma CIA. Afinal você não tem o número da CHT de nenhuma aeronave ainda.
Quando você é aprovado pela CIA e habilitado, a ANAC grava na parte de trás de sua CHT todas as aeronaves que você está OFICIALMENTE HABILITADO a operar, e a ANAC só faz isso mediante uma solicitação da própria empresa aérea. Por isso, de nada adianta você fazer vários cursos de "emergência a bordo"... Para a empresa você continua "não habilitado".
Para que fique mais claro a lógica (ou falta dela) dessa situação toda, imagine comigo o seguinte:
Você tem habilitação para dirigir, e eu também. Então estamos concorrendo a uma vaga de motorista para determinada empresa. E você como quer ter um "diferencial" em seu CV, coloca a seguinte informação nele: dizendo que "seu pai o levava para dirigir o carro" em uma rua deserta...
E então, você coloca em seu CV que "foi motorista" pela rua deserta... Com isso você pensa que impressionaria uma empresa de transportes? Colocando em seu CV que "seu pai o levava para andar de carro" na rua "x", por isso você tem mais "experiência" para ser motorista do que um candidato que nunca fez isso... Percebe a lógica?
No caso de nosso exemplo: Você foi habilitado tanto quanto eu... mas pensa que porque seu pai o levava para dirigir o carro em uma rua, você está com um "diferencial"... Não, não está.
O mesmo se passa aqui. Você foi habilitado pela ANAC quando passou no teste, e fazer qualquer um desses cursos "diferenciais" não trará mais peso ao seu CV do que o CV de um candidato tão habilitado quanto você, que não fez curso nenhum.
Estão empatados, porque o que conta para uma CIA é a ANAC, o que conta para uma empresa de transportes é o Detran.
Estude um idioma enquanto não é chamado para uma seleção!
Atendimento ao cliente - Você terá uma aula de atendimento ao cliente "mergulhada" na cultura da empresa. Por isso, qualquer "curso de atendimento ao cliente" é desnecessário, já que a CIA terá que impregnar em você como ELA em particular, gosta que seus clientes sejam atendidos.
Então alguém pode argumentar: Ah, mais isso de qualquer maneira enriquece o CV! Não acho que seja dinheiro jogado fora!
Mesmo? Então se seu assunto é "enriquecer o CV" arrume uma EXPERIÊNCIA REAL de atendimento ao cliente, vá TRABALHAR com atendimento ao cliente, porque é isso que uma CIA irá valorizar.
Em um curso de atendimento ao cliente você está "sentadinho" ouvindo... Não está em pé engolindo desaforos de clientes. Então quer "enriquecer" seu CV DE VERDADE? Mãos à obra! Procure uma EXPERIÊNCIA REAL com CLIENTES REAIS. Isso sim chamará a atenção das CIAs para você!
Uma colega minha havia trabalhado um tempo em uma rede de Fast-Foods e quando foi fazer sua entrevista em uma CIA aérea, a recrutadora disse a ela: - Você já trabalhou na rede "X" de Fast-Food? Então pode atender nossos clientes!
E minha colega foi contratada, sem ter em seu CV NENHUM curso de "atendimento ao cliente", porque ela tinha VIVÊNCIA COM ATENDIMENTO ao cliente.
Requinte no atendimento - Nesta aula você será apresentado a técnicas que agregam requinte ao seu atendimento ao cliente. Mas lembre-se tudo isso envolto no padrão da CIA, por isso, é desnecessário gastar seu dinheiro e seu tempo com um curso de "requinte no atendimento", pois ele será "genérico", não será seguindo o padrão de nenhuma CIA.
Safety (palestra) - Isso não é um curso propriamente dito, é mais uma palestra sobre segurança na aviação em geral, como evitar problemas, etc;
Cargas Perigosas - Também é um curso que as empresas são obrigadas a ministrar a seus funcionários, sendo desnecessário pagar um curso de cargas perigosas para colocar em seu CV.
Visita ao Hangar - Depois que você teve a aula do Equipamento, que é a aeronave que você iniciará seus voos na CIA específica onde ingressou, você fará uma visita a uma aeronave real. O intuito é que você veja e manuseie todos os componentes da aeronave "ao vivo". Por isso dispense cursos de "visitas a aeronaves"... Você visitará exclusivamente a aeronave para a qual será habilitado a operar as portas.
Combate ao Fogo - Você terá uma aula teórica com a parte prática do combate ao fogo.
Primeiros socorros - Essa aula tem duração de alguns dias. Onde você treinará em prática tudo o que diz respeito aos primeiros socorros.
Passageiros com necessidades especiais - Gestantes, cadeirantes, pessoas enfermas, etc... É uma aula onde a CIA irá explicar como (de acordo com sua cultura interna), os comissários devem atender cada um desses passageiros.
Aula prática de maquiagem - Sim, há um dia inteiro também com aula prática de maquiagem, onde os tripulantes aprendem qual é o padrão de maquiagem exigido pela CIA onde ingressaram, por isso é dispensável qualquer outro curso, porque nenhum curso o ensinará o padrão específico de uma CIA.
Cada CIA é única e tem critérios únicos a exigir de suas comissárias no quesito maquiagem. Se você gosta de técnicas de maquiagem, ok, vá em frente e faça os cursos, mas eles não têm peso no seu CV de comissária.
Atendimento a bordo (aula prática) - Essa é a aula onde você aprenderá como funciona o padrão de serviço de bordo. Tudo.
Como entregar um copo de água, como entregar um copo de café, como entregar um copo de chá. (Por enquanto tudo isso é servido em copos mesmo - de isopor), como entregar uma refeição, como se dirigir ao cliente, etc. Qual a ordem para atender os passageiros, e todos os pormenores referentes ao serviço de bordo.
CRM - É uma sigla que pode significar "Crew resource management" ou "Cockpit resource management". Basicamente é uma aula onde são colocados comissários, pilotos e pessoal ligado às operações de voo, para que interajam entre si de maneira prática debatendo questões referentes à COMUNICAÇÃO durante o voo entre tripulantes (pilotos e comissários) e entre tripulantes e pessoal de terra (pilotos e torre de controle, manutenção, etc). Ao final dessa aula é emitido posteriormente um certificado pela própria CIA atestando que você participou desta aula.
Documentação internacional - É uma aula onde serão apresentados os tipos e procedimentos que envolvem documentos internacionais.
Mock-up de emergência - Esse é o treinamento prático onde você irá passar o dia todo em um simulador (um avião para treinos), e aprenderá a se comportar nas mais diferentes situações de emergência à bordo, tais como: despressurização, fumaça, fogo, etc.
Aprenderá saltar e escorregar pelo scape-slide/ slide raft da aeronave. Desnecessário dizer que se você fizer um "Curso de Mockup" a empresa não dará importância, já que ela tem suas aeronaves específicas, e você precisa treinar o Mockup em uma aeronave na qual está HABILITADO pela ANAC a operar as portas.
Quer fazer o curso para ter essa experiência? Vá em frente!
Quer fazer o curso para "colocar no CV"? Perda de tempo!
***Quais são os melhores cursos para um Curriculum de comissário?
Experiências:
Eu diria que em primeiro lugar não se encontram nem os "cursos" propriamente ditos... Lembra-se da minha colega que trabalhou no Fast-Food?
Ela não tinha NENHUM CURSO. Isso mesmo: NENHUM. E hoje voa em uma CIA aérea... Sabe porquê? Porque ela já tinha VIVIDO uma experiência de atendimento a clientes. Foi real. Isso conferiu o tão desejado "diferencial".
Então em primeiro lugar para se destacar, sugiro (com toda ênfase que você possa imaginar): Trabalhe em lugares onde você precise PRESTAR SERVIÇOS, SERVIR, ATENDER PESSOAS AO VIVO.
Idiomas:
Não existe um meio de explicar a você candidato o quando os idiomas são importantes. Eu posso compará-los ao tempero de uma salada. É como se os recrutadores tivessem diante de si vários tipos de salada (candidatos), e uma ou outra salada tem um molho, um tempero diferente (idiomas)...
O idioma é o que eu chamo de "diferencial". E você não é obrigado a apresentar nenhum diploma de curso de idiomas. Seu idioma será testado de qualquer maneira, portanto se você simplesmente aprendeu sozinho um idioma e está se perguntando se terá que "fazer um curso" para provar que fala o idioma, não se preocupe, não é necessário.
Curso indicado:
Indico para quem realmente tem interesse em agregar valor ao seu CV um curso prático de primeiros socorros, para que você possa "colocar as mãos na massa" e treinar "de verdade".
Se você prefere fazer um GRATUITO e ainda obter a emissão de certificado, recomendo este aqui: Curso Online Grátis - Primeiros Socorros.
No vasto mundo da Internet você encontra vários cursos completamente gratuitos e que emitem o certificado de conclusão. Cabe a você escolher qual deseja fazer e ótimo aprendizado!
Veja mais posts com dicas no Blog: http://tripulantesadordoglamour.blogspot.com.br/
Acesse também a página do Facebook, onde são postadas, dicas, notícias e vagas de emprego: https://www.facebook.com/tripulantesadordoglamour
Já leu o livro "TRIPULANTES - A DOR DO GLAMOUR"? Escreva para: tripulantes.livro@gmail.com e solicite uma cópia gratuita em formato PDF.