A pior mentira
Quando eu era criança viajei para uma pequena cidade ao sul de Minas junto com minha tia e minhas primas. No caminho, fizemos uma pequena parada para comprar comida e paramos em um posto de gasolina na estrada. Logo a frente havia uma grande espaço vazio coberto por uma grama verde e em alguns cantos específicos haviam arvores grandes e saudáveis rodeadas por flores.
Caminhei até ficar frente a frente com esse enorme campo, e percebi que aquele espaço parecia não ter fim devido a uma muito conhecida ilusão de ótica chamada Horizonte.
Passei as horas restantes da viagem pensando naquela imagem bonita e em como ela despertou em mim uma sensação boa de liberdade.
Essa meus amigos, é a história de como eu passei a odiar tanto os horizontes.
Os horizontes nos dão falsas esperanças de um mundo melhor onde somos livres e podemos correr por pastos verdejantes, sendo que a verdade é que só o que podemos fazer é estudar, trabalhar, estudar mais e de vez em quando tirar algumas folgas bobas e rápidas para viajar e observar paisagens bonitas.
As músicas que dizem que além do horizonte existem lugares bonitos e tranquilos, ou que um horizonte é algo belo na vida. Tudo isso não passa de baboseiras criadas por pessoas comuns como eu e você.
Olhando assim até parece que eu sou uma pessoa deprimida que não vê o melhor da vida, mas a verdade não é essa! A verdade é que enquanto acreditamos em falsos horizontes e lugares encantados, pessoas no mundo inteiro morrem de fome, doenças, viroses ou até mesmo suicídio sem nunca sequer ter escutado um "Eu te amo" dos pais ou dos amigos. A verdade, é que enquanto nos sentimos livres do sistema, milhões de pessoas no mundo inteiro são aprisionadas em locais de exploração sem nem sequer nunca ter visto um horizonte, ou o pôr do sol, ou as ondas do mar.
As coisas mais belas na vida não estão em paisagens ou em falsas esperanças, as coisas mais belas da vida estão em pequenas atitudes como uma mensagem de bom dia em um dia difícil, levar cobertores àqueles que não tem um teto para morar, abraçar seus pais sem esperar receber nada em troca, sorrir mais, fazer mais amigos, levar alegria à quem estiver sofrendo, ir onde não há amor e amar, ir onde não há esperança e ajudar... Não precisamos de um horizonte para nos sentir livres do sistema.