"Olho do dia"

Hoje acordei Margarida: Margarida-mal-me-quer. Acordei sem me sentir gente, não era humana, não era bicho, não era nem mesmo Mulher.Acordei me sentindo “vazia”, eu não era nada!Um lixo, um resto esquecida na calçada. Um andarilho: pobre, maltrapilho, uma mãe sem filho. Um rio sem água, um sentimento sem mágoa, uma boca sem beijo. Goiabada sem queijo.

Hoje acordei Margarida: não, não a Margarida cujo nome veio do latim margarita, e que significa “pérola”. Nem a que em inglês, tem o nome de "Daisy", numa aparente alteração da expressão "day's eye" que significa "olho do dia", parecendo ser uma alusão ao fato desta flor se fechar durante a noite e abrir outra vez quando o sol nasce. Hoje acordei uma Margarida fechada, triste.

Hoje acordei Margarida das ruas: aquela que sozinha, varre as calçadas, que quando passam nem vêem a Margarida Invisível que está presente diariamente na vida da gente e que mesmo se te tocar você não vê e nem sente.

Hoje acordei Margarida (em minha simplicidade), mas queria ser Girassol, pois a flor do girassol significa felicidade, calor, lealdade, entusiasmo e vitalidade.

Acordei Margarida, acordei nuvem que “virou” chuva e escorre pela calçada... Hoje acordei um grãozinho de areia na praia, na enchurrada. Hoje acordei me sentindo “nada”.