Sanidade x Insanidade

Quem pode me dizer qual é a definição de sanidade ou insanidade?

Desde pequena fui criada ouvindo que "fulano desviou da igreja porque estudou demais e ficou louco". "Não é bom ler essas coisas porque Deus não gosta". Você cria uma criança falando isso pra ela todas as vezes que ela tem curiosidade de saber o que está além, e por consequência ela acaba ficando com medo de descobrir o mundo afora.

Então a "criança" chega no ensino médio e começa a ter aulas de física e filosofia. E ai sempre rola um comentário maldoso da parte de alguém: "professores de física/filosofia são todos loucos".

Claro. Numa sociedade onde as leis são baseadas na bíblia, qualquer um que possa questioná-la de alguma maneira é considerado louco pela maioria.

A questão é a seguinte: se você educa uma criança, dizendo pra ela que é errado questionar e que ela vai pro inferno se o fizer, ela vai sentir essa culpa e medo por um bom tempo.

A física está sempre questionando. Sempre querendo saber como o universo funciona da forma mais sensata possível. Mas a igreja tem a certeza de que tudo foi criado por um deus e que isso não se questiona.

"Não são as respostas que movem o mundo, e sim as perguntas".

Com todos os avanços e tecnologia que temos hoje em dia, acreditar que o universo foi criado por um deus igual ao homem, é um pensamento egocêntrico (mesmo porque há um tempo atrás, quem questionou e cogitou a possibilidade de que era a Terra que girava em torno do sol e não ao contrário, foi queimado na fogueira), mas é compreensível. Houve um tempo em que as pessoas não tinham tecnologia o suficiente pra saber o que eram os minúsculos pontinhos no céu, à noite. Ou o que era aquela bola quente e clara que aquecia a Terra, chamada sol. Foi ai que surgiram as explicações mais rápidas e aceitáveis para o momento: um Deus (ou vários deles).

Assim como é difícil para uma criança conseguir se desapegar de tudo o que aprendeu, é muito mais difícil pra sociedade conseguir se libertar de um pensamento de gerações e gerações.

Então me pergunto sempre: "qual a definição de insanidade e a de sanidade?" "Qual dos lados da moeda é mais feliz?"

Eu não descarto a possibilidade da existência de um Deus. Muito pelo contrário, eu acho que existe sim uma força superior, mas não acredito que ela esteja interferindo em nossas vidas, muito menos que esse deus tenha a nossa forma.

Se existe realmente um Deus, e ele criou tudo o que existe, ele tem um universo inteiro pra cuidar (e esse universo já é grande pra caralho, agora só imagina se realmente existe o multiverso).

As pessoas deviam culpar menos Deus pelas coisas que dão errado em suas vidas, e começarem a olhar pra si mesmas. "O que eu estou fazendo de errado?". Tenho certeza que suas vidas iriam fluir de uma maneira muito melhor.

Ainda estou confiante de que um dia (daqui alguns anos, ou muitos anos, não sei), a física e a religião podem se juntar, e esse "deus" ser explicável. Não estou falando desse deus cristão, mas sim do deus que faz parte do Cosmo.