Existencial

A inspiração muitas vezes vem do balançar dos galhos das árvores no estacionamento, tocados pelo vento suave das manhãs. Outras vezes está na fumaça imponente, subindo através das torres da usina, para contar que o fogo está trabalhando mais uma vez em sua forja.

Algumas vezes o simples incômodo das conversas laterais funciona como um mantra que transporta a mente pra fora do universo caótico do ambiente de trabalho e a joga no paraíso das reflexões.

Uma fotografia retratada na imaginação é também a nascente das idéias, da criação. Seja um poema, um conto ou uma historia de ficção, as figuras abrem as janelas das quais enxergamos através da realidade pintada nos mitos da caverna de Platão.

Imaginar é voar pelo céu da alma, já que todos nós somos nossos próprios universos. E Isso não soa tão insensato se levarmos em conta que o Bóson de Higgs, uma partícula tão pequena, é capaz de destruir todo o universo astronômico e levar a um colapso no espaço e tempo.

O tempo todo acreditamos em coisas que nossos olhos não podem ver nem mesmo com o auxílio dos mais modernos equipamentos. Acreditamos nas palavras de pessoas que, como nós, são frágeis e decadentes, são magistrais e sinceras, mas que não passam de seres humanos e são fadadas ao erro.

Se acreditamos nestas pessoas, porque não acreditarmos com a mesma veemência em nós mesmos e no que o nosso universo íntimo nos ensina?

A resposta é tão humana quanto nós: É mais fácil acreditar nos outros, já que a possibilidade do erro não vai cair sobre nós mesmos. Poderemos assim atribuir a culpa ao outro com a mesma facilidade na qual confiamos em suas teorias. E mais uma vez nos fazemos de vítimas, enganadas e induzidas ao erro, para não assumirmos a responsabilidade pelas nossas decisões.

Algumas idéias podem parecer radicais ou extremistas, porque somos egocêntricos demais para perceber algumas verdades.

O homem não é o animal mais importante da terra, porém é o mais fraco. Na ordem natural da vida, os fortes sobrevivem e se adaptam pela sobrevivência. As espécies de animais sobrevivem pela força, pela velocidade e pela resistência. Sobrevivem com seus instintos perfeitos e com as peculiaridades que seu habitat impõe.

A sobrevivência humana é diretamente ligada à capacidade de raciocínio lógico. Este raciocínio lógico é a característica que adquirimos no decorrer do processo evolutivo; é aquilo que foge do instinto natural, pois este sozinho não foi o suficiente garantir a sobrevivência de nossa espécie. No entanto, esta capacidade não nos faz melhor nem pior de que qualquer outra espécie e, mesmo assim, nos achamos no direito de desrespeitar e agredir nossos companheiros animais.

Podemos dizer, assim como dizem os budistas através de suas Nidanas, que o processo de surgir, desaparecer e ressurgir é formulado por causas e efeitos. Em paráfrase:

1- Em decorrência da vida, há a necessidade de sobrevivência;

2- Pela necessidade de sobrevivência, estamos sujeitos ao processo evolutivo;

3- Pelo processo evolutivo, há a superveniência da racionalidade humana;

4- Pela superveniência da racionalidade humana, há o individualismo;

5- Por causa do individualismo, nos tornamos egocêntricos;

6- Pelo egocentrismo, perdemos o respeito pelas outras espécies;

7- Por esta perda de respeito, perdemos também o amor que a capacidade de raciocínio nos deu;

8- Quando perdemos o amor, ignoramos as dádivas do processo evolutivo;

9- Ao ignorarmos a dádiva, voltamos a ser animais irracionais;

10- O ser humano irracional é a ruína de sua própria espécie.

Este ciclo é o que se sobressai na encarnação de muitas pessoas. Nascem, crescem e morrem sem jamais conseguir enxergar uma linha reta através deste círculo.

Mas a magia em ser um ser de energia é que não precisamos nos prender ao tempo e ao espaço e, como micro universos, somos capazes de criar, recriar e destruir nossos mundos, assim como a partícula de Deus, nas condições adequadas, foi capaz de conferir massa à matéria após o Big Bang, dando origem ao desenvolvimento inicial do universo.

Somos seres de luz, assim como tudo que está presente na terra. Emanamos energia em virtude da constante movimentação das moléculas de nossos corpos. Somos também criadores e construtores; em conjunto com todas as existências, somos a essência da vida; o suspiro da Grande Mãe e o amor do Pai.