Ínfimas atitudes, colossais consequências!

A verdade é que queremos ensaiar cada passo que será dado durante nossa existência para que esses pareçam coerentes ou sigam conforme o que achamos conveniente, mas ainda mais verdade é que detalhes ínfimos durante nossas vidas é que efetivamente deixam colossais consequências, exemplo disso? Vamos lá!

Durante toda a nossa vida acadêmica aprendemos na escola não somente conteúdos relacionados às ciências da natureza, códigos e linguagens, vamos à escola buscar também aprendizado para a vida, a tão bem falada bagagem. E lá aprendemos português, matemática e ciências, fazemos amigos, compartilhamos segredos e aprendemos a ser alguém sociável. Mas mais tarde, o que define toda essa nossa "aprendizagem" é um x no local certo frente à uma prova de vestibular ou concurso público. Toda nossa bagagem parece simplesmente não ter valido de nada. Ali vence quem souber conteúdos específicos ou quem for bom de chute. E esse X define se você será médico como sempre sonhou, dentista, administrador, professor, cozinheiro, babá. Claro que há aqueles que lutam contra a corrente, mas é preciso ter força nos braços, muita. E aí anos de estudos são simplesmente trocados por " marcar o x no lugar certo" como já disse Humberto Gessinger. Naquele momento você é totalmente dependente desse X, maldito, bendito X, ai vem ele decidindo seu futuro!

E aí mais tarde, depois de marcar o X no lugar certo ou não, é hora do SIM ou do NÃO. Casar, ter filhos, comprar uma casa, ou abrir mão de tudo e sair mochilando por aí? Pára, você cresceu! Sair mochilando não parece adulto. E daí se não for adulto? Se eu quiser simplesmente me divertir? Isso é feio depois dos 30? Ainda pareço ter 15. Ter uma vida estável? Ou simplesmente ir vivendo? E aí um sim ou um não definem toda a sua vida que parecia tão importante para ser traduzida por três, três letrinhas simplesmente! E é hora de decidir, não que você seja forçado, mas sabe, o tempo está passando! Se é mulher, cuidado com a idade biológica! Se for homem, cuidado! Pais velhos demais não costumam ser bons educadores para os filhos! E não tem como correr, a menos que você seja um expert em dar uma banana para as convenções e deixar todos esperando por você e sua resposta, a menos que você seja corajoso o suficiente para não dar a mínima para o que os outros vão dizer, e esses outros incluem sua família e amigos, aqueles à quem você sempre deu explicações. Mas mesmo que você seja esse expert corajoso ( devo dizer que admiro você por isso), ainda assim as palavrinhas estão te direcionando, nesse caso será o NÃO! Você NÃO abre mão da sua liberdade! Aplausos!

Se você for do tipo que gosta de uma vida confortável, sem muitos altos e baixos, então você será guiado pelo SIM. Sim, eu compro uma casa para ter meu lar, SIM eu caso e quero ter filhos para educar a tempo hábil, SIM, eu me comprometo a seguir o roteiro de vida feliz que a maioria impõem. E assim também você pode ser feliz! E vale lembrar que esses também merecem aplausos! Aplausos para quem teve coragem suficiente de construir um lar, educar filhos, viver honestamente um relacionamento estável, coragem para abrir mão do egoísmo de viver só pra si! Isso é ainda mais difícil do que simplesmente dar as costas! Qual dos dois é mais satisfatório? Isso só posso responder vivendo os dois lados da moeda, mas...sinto dizer que estou nesse impasse! Sim, não, não , sim! Na idade do Sim ou do Não!

Observem que falei entre respostas que devem ser dadas em idades joviais. Penso que na infância também devemos dar não's e sim's importantes! Ainda bem que demos mais SIM's para os nossos pais quando nos corrigiam e Não"s para pessoas que queriam nos influenciar negativamente, na adolescência segue o mesmo preceito. Sem não's e sim's, não teríamos sido educados! Olha aí a importância das palavrinhas!!! Ser EDUCADO é importante, SIM!

Eciane
Enviado por Eciane em 30/12/2014
Código do texto: T5085070
Classificação de conteúdo: seguro