A IMPORTÂNCIA DO ESTÁGIO SUPERVISIONADO PARA O FUTURO PROFISSIONAL DOCENTE

Para mim, o estágio supervisionado é um momento muito importante na formação de qualquer sujeito que futuramente enfrentará uma sala de aula. No momento do estágio o estudante licenciando saí da plateia, e assume o papel de protagonista neste grande cenário educacional repleto de imprevistos, situações inusitadas, engraçadas, complexas estimulantes, inovadoras, motivadoras, felizes, tristes, decepcionante em fim, um leque de possibilidades que a partir do momento em que se assume a frente de uma sala de aula, o professor esta sujeito a enfrentar, mas para isto, deve haver uma preparação e planejamento do que será feito, aliando os conhecimentos teóricos aprendidos até aquele momento, na prática. O estágio é à hora em que realmente se podem testar métodos, descobrir se os mesmos são realmente eficazes, ou seja, na pratica não funcionam como deveria, é também no momento do estágio que o futuro professor tem a prova real, se é realmente isto que ele quer, pois a realidade dos docentes em nosso país não é das melhores, é preciso amar o que se faz para realizar bons trabalhos.

Particularmente, acredito que estou trilhando um caminho certo, pois todas as vezes que entro em sala de aula no momento do estágio, e também como bolsista do PIBID, sinto uma enorme alegria em poder compartilhar meus conhecimentos com os estudantes, e da mesma forma, também aprendo muito com eles, em uma relação recíproca cria-se afetividade entre estes seres, e bons resultados são desenvolvidos, em suma, o estágio é um momento bastante inerente na formação do professor, e deve ser aproveitado da melhor maneira possível.

Renato Menezes
Enviado por Renato Menezes em 23/12/2014
Código do texto: T5078307
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2014. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.