O Questionador. O Precavido. O Teórico. O Gênio. O Humanitário

Eu li algumas matérias sobre os 'eneatipos' do Eneagrama da Escola Sat, do Brasil e achei interessante, isso... (fiz meus comentários a partir da minha concepção, acrescido em meio aos textos dos sites onde li - abaixo, segue os link's dos site's).

Eneagrama. Tipo 06 (dos nove) do eneagrama.

O Questionador. O Precavido. O Teórico. O Gênio. O Sensato. O Amoroso. O Amigo.

O nome "questionador" vem da atitude desconfiada e alerta, do tipo: "Enquanto você está indo, eu já fui e estou voltando…"

As pessoas que adotaram o Tipo 6 (Medo) são centradas na ação ou na emoção, visando ao controle. São atentas e desconfiadas, embora não necessariamente expressem isso. Preferem se preparar a atirar-se de improviso. O vício emocional é o Medo, que, por ser inconsciente, é justificado com a auto-imagem de precavido e realista.

A principal conseqüência negativa desta forma de se organizar reside na dificuldade em reconhecer suas reais necessidades. Tal afastamento de si revela pessoas ansiosas, que sempre têm um pé atrás, que preferem o conhecido e querem se preparar para o desconhecido. "Mais vale um pássaro na mão do que dois voando." Ou, ainda, "melhor prevenir do que remediar." A dúvida é sempre existente, a eles.

Pessoas assim, precisam de ambientes que garantem segurança e apoio. Eles gostam de trabalhar em equipe. Mas evitam situações desconhecidas. Às vezes, estressam-se por razões imaginárias e podem manifestar medos infundados.

Eles precisam ser liderados sem autoritarismos e sem ameaças. São extremamente leais, outorgam segurança e confiança. São muito cuidadosos e críticos, são capazes de ler “a letra pequena” e descobrir detalhes que passam despercebidos pelos outros.

Eles cuidam dos detalhes que requer ajustes e, que fazem grande diferença. Ou, que fazem todo um diferencial. Para que tudo fique 'perfeito' do jeito que eles idealizam em suas mentes, potencialmente, apuradas. Eles gostam de ser elogiados, mas, não se auto-vangloriam.

Eles não se exaltam demais. São alegres, carinhosos, grandes e verdadeiros amigos. Serenos, simpáticos, donos de um carisma sem tamanho que carregam muita energia boa. São dotados de muita Luz interior. Que fazem questão de compartilhar com os demais, o seu sorriso contagiante...

O Conselho dado a eles é que: Devem evitar serem reféns do imaginário e cultivar a auto-segurança. A auto-estima.

É dito sobre, que: "as pessoas não suspeitam até que ponto estão em poder do medo...." (G.I.Gurdjieff).

Nas empresas, encontramos o Tipo 6 normalmente ligado às gerências de pessoas e procedimentos. Produção, financeiro e RH são algumas das áreas comuns. Sua capacidade de perceber riscos faz deles hábeis críticos de processos, trazendo um leque de possibilidades de falhas.

Além disso, são gerentes gregários, que facilmente conseguem trazer o espírito de equipe, no qual vale o Um por todos e todos por um. A lealdade é uma marca registrada deste padrão de comportamento.

Mas na compulsão, tornam-se rígidos cobradores de normas e procedimentos, como maneira de garantir o controle.

"Quando caminha em direção ao stress o tementes tipo 6 subitamente se torna um competitivo e arrogante." E, "quando caminha em direção ao crescimento, o temeroso e pessimista tipo 6 torna-se mais relaxado e otimista, como um saudável indolente."

Prática de Desenvolvimento:

- Durante um minuto, várias vezes ao dia, fazer a prática de consciência abaixo, adaptada do livro a Essência do Eneagrama, de David Daniels e Virginia Price (Editora Pensamento):

"Preste atenção particular em como sua atenção e energia vão para cenários pessimistas e na seleção de informações que fundamentam possibilidades negativas ou nocivas. Pare várias vezes ao dia por alguns minutos e procure responder às seguintes questões: Quais pensamentos nocivos ou perigosos vieram à mente? O que pareceu ameaçador para mim? Quanto tenho sido observador, desconfiado, cauteloso ou desafiador? Quais dúvidas pessoais e cenários pessimistas têm me preocupado?"

------

Links dos sites:

http://www.escolaeneagrama.com.br/eneagrama/?detail=115

(16/12/2014 - às 09:00hs)

http://eneagrama.wikidot.com/tipo:eneagramatipo9

(16/12/2014 - às 09:15hs)

http://trilhaeneagrama.com.br/eneagrama-tipo6.html

(16/12/2014 - às 09:40hs)

*Horário de Brasília.

Fabinho Oliveira, Sites relacionados e citados no texto
Enviado por Fabinho Oliveira em 16/12/2014
Reeditado em 16/12/2014
Código do texto: T5071399
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2014. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.