Família, papai, mamãe, filhos e filhas.........
Eis a instituição das mais antigas da humanidade. A base, o berço de muitos no mundo a fora. A Gênese social de milhares nomes sejam eles de destaque ou entregues ao esquecimento!
Afinal de contas, todos temos pai e mãe, sem exceção. A família vai desde aquela que convive conosco, como aqueles espalhados por todo pais, sem mencionar aqueles que estão no exterior. O sangue, capaz de gerar muitos laços e cores diferentes por todo globo. Dando ênfase ao Brasil, uma mistura de seres com várias culturas e etnias, sem perder identidade e harmonia.
Esta célula social, a família, possui vários elementos especiais, alguns já foram ressaltados, mas outros, devem ser tratados com devido critério. Pois para se compor um lar acaba necessário vários ingredientes.
As figuras centrais do seio familiar estão centradas nos pais. Duas pessoas que decidem manter um relacionamento e dar frutos de tal união, ou seja, gerar filhos. Os pais assumem a grande tarefa de administrar o lar, uma tarefa das mais complexas. Partindo do fato de ter a enorme responsabilidade de definir as regras. Além de não perder de vista o respeito mútuo que deve existir em tal ambiente. Por isso, a decisão de se formar uma família exige grande maturidade, algo que deve ser conversado e devidamente analisado. O casal necessita ter conhecimento vasto um do outro, para evitar dissabores e sérios atritos no futuro.
Muitos detalhes poderiam ser ressaltados nesta explanação, mas o ponto culminante a ser comentado, é a questão referente à convivência familiar. Infelizmente muitos lares, na atualidade, encontram-se em crise ou ameaçados por conta do relacionamento difícil que tem existido nas famílias. Os índices de separação de divórcio de casais crescem em larga escala, agressões físicas a esposas, filhos que assassinam seus pais, tantas atrocidades e estas, possuem intima relação com o ambiente familiar que as pessoas crescem.
Nunca é demais afirmar que a família é à base das pessoas, isso não é exagero. Muito dos aprendizados que na infância se recebe parte do nosso lar. Dai se conclui que a fase Adulta é um reflexo do desenvolvimento das fases anteriores. Tais afirmativas dão força ao vital papel que os pais desenvolvem dentro da Família, com a imensa responsabilidade de transmitir desde a infância, educação e um bom exemplo.
Outra questão a ser abordada parte da convivência e relacionamento existente entre irmãos. Aquele ideal que todos compartilham de existir União e um sentimento fraterno entre estes filhos, infelizmente, não é o que se presencia com freqüência nos dias de hoje.
Logo na infância, surgem muitos conflitos entre irmãos, atritos que denotam como um grande desafio aos pais e a disciplina dentro do lar. Medidas mais enérgicas acabam sendo necessárias, estas, podem até gerar confusão e insegurança nos pais, diante da necessidade de se saber manter a harmonia, sem acabar caindo nos excessos.
Em certas situações, podem surgir umas certas competições entre os filhos, em determinada faixa etária. Uma espécie de ciúmes, que acaba sendo interpretado pelos filhos como esquecimento ou ausência de atenção. No entanto, os pais podem se questionar quanto a tal fato, pois são levados a pensar e a concluir que oferecem o mesmo trato aos filhos, e mesmo com tal zelo, as coisas não caminham como desejam.
Por fim, vale afirmar que os relacionamentos em geral, englobam muitos fatores e questões, variando desde comportamento, ambiente, educação, cultura e outros pontos. Contudo, este convívio por si, exige respeito, muita paciência e o famoso "jogo de cintura".
Como saber enfrentar estes desafios? O segredo talvez esteja em encarar a vida como aprendizado.............