CONSCIÊNCIA NEGRA

Essa expressão não me agrada. É como se houvesse uma consciência branca; uma consciência indígena; uma consciência heterossexual; uma consciência homossexual; uma consciência grega, troiana, japonesa, inglesa, portuguesa, espanhola, anglicana, mexicana, norte-americana.

Não sou contra o movimento que luta por respeito e dignidade. Conheço a origem dessa comemoração; ela é justa. Sou contra, porém, essa expressão que é usada principalmente por pessoas de pela negra, como se a cor identificasse alguém; como se a cor fosse a identidade de alguém; como se eu fosse a minha cor, ainda que eu goste da minha cor e ame a cor que Deus me deu. Mas, comemorar uma cor é, no mínimo, ingenuidade.

Há muitas expressões preconceituosas, que são usadas até por quem é vítima do preconceito.

Ninguém diz: lá vem um branco. Mas dizem: lá vem um negro. Ninguém diz: lá vem um heterossexual. Mas dizem: lá vem um gay.

Somos todos seres humanos. VIVA, POIS, A CONSCIÊNCIA HUMANA!

Obs.: Para mais informações, leia o meu poema VIVA A CONSCIÊNCIA HUMANA!, na minha página, deste dia 20 de novembro de 2014.

Domingos Ivan Barbosa
Enviado por Domingos Ivan Barbosa em 20/11/2014
Código do texto: T5042294
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2014. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.