A Ideologia de uma Vida Fracassada

A Ideologia de uma vida fracassada

Muito se fala sobre a vida. Sobre seus aspectos hilariantes, sobre seus altos e baixos, suas características influenciadoras que a própria vida reserva. Entretanto, de uma forma ou de outra, tudo vai se adequando em suas proporções, sejam elas ruins ou boas.

Na percepção do ser humano quando questionamos a vida ou nós mesmos, nos colocamos aparentemente insolúveis, quando nos alto enxergamos e percebemos que somos limitados em determinadas situações.

É importante lembrar que tudo que nos cerca, nos trás grandes alegrias, tristezas e também ameaças. Nos privarmos talvez de alguns momentos resolveria? Uma questão meio complexa.

A força de nos arranjarmos por completos e consequentemente sermos vitoriosos naquilo que almejamos, está exclusivamente dentro de nós. Temos o poder de dizer não, mas também a fraqueza de dizer sim. O mais importante é termos a consciência de que podemos escolher e com opiniões formadas e sólidas, seguirmos em frente. Fugir em algumas situações não seria inteligente, estaríamos apenas adiando pra depois.

O poder de decisão na vida do ser humano pode ser revolucionário progressivo ou regressivo. Muito se houve falar de homens que fizeram histórias, até aquelas indesejadas e cruéis como a de “Adolf Hitler”. Podemos ser heróis do nosso país, das pessoas as quais amamos, das que nos cercam. Podemos ser heróis de nós mesmos e conquistarmos muitas vitórias.

Muitas pessoas se limitam a uma vida fracassada, talvez por falta de amor próprio; talvez, falta de oportunidades na vida

ou de alguém que sempre teve ao lado para lhe proporcionar momentos que resultariam em decisões importantes em sua vida. É bem claro que na vida precisamos de pessoas que nos estimulem, que nos dêem créditos, que confiem em nós não só como profissionais, mas principalmente como seres humanos que somos e claro que isso é bom, percebemos que somos valiosos e capazes.

O questionamento da vida se dá principalmente quando as coisas não vão muito bem para nós. É interessante que só percebemos quando nos encontramos em frustrações, por um motivo ou outro, aí sim começamos a refletir.

Percebemos então o quanto somos apegados em coisas que não nos trazem benefícios, que não nos fazem bem. Quando então nos deparamos com algumas tempestades da vida, entendemos que o que damos muito valor, não nos vai salvar e entramos em desespero.

O ser humano tem muita tendência por este lado. O lado incorreto, o lado que puxa para as coisas sem importância e fatalmente nos deslocamos da nossa realidade e vivemos o irreal como se fosse algo extremamente prioritário em nossa vida.

Nem sempre o que parece ser óbvio é o mais importante diante de uma decisão séria ou simplória. Claro que tudo que se vê diante de uma determinada ação, deve ser conduzido de forma totalmente firme e coerente.

O que realmente nos faz cair na real é quando olhamos para dentro de nós, nos alto avaliamos e percebemos que temos algum tipo de irrealidade, ou seja, algo que estamos vivendo ou passando que não condizem com nossa verdadeira personalidade, com nossa vida, enfim, algo que nos compromete por inteiro a nossa identidade. Digamos talvez que estamos vivendo um momento crucial de nossas vidas, um momento de fracasso o qual somos difíceis de convivência por acabarmos de nos tornar , no nosso pensamento, inúteis por algum motivo muito forte.

Acontecimentos cruéis e monstruosos estão sempre presentes na vida das pessoas, entretanto é importante saber de uma única coisa... “A vida tem uma importância única e indispensável a qualquer tipo de situação”. Não podemos deixá-la passar diante de nós sem que a entendamos, aproveitando o que há de melhor, usufruindo de algo que nos faça crescer. Enfim, dentro dessa especial caminhada onde existe de tudo e um pouco mais, com certeza sempre haverá algo que fará sentirmo-nos vivos e autênticos no que somos como pessoas, mesmo nas tempestades, pois creio profundamente que a vida não é só feita de maus relacionamentos, de pessoas más, de angústias, traições, desesperos, decepções e outros sentimentos que nos entristeça, mas ainda sim, a vida ruim que às vezes em nossa concepção é sempre cruel, nessa mesma vida há muita esperança, muito amor, muitas expectativas, muitos sorrisos que querem a cada dia conquistarem seus espaços nos corações e na sociedade para se sentirem pessoas amadas como capacidade de amar, ainda que com muita hipocrisia que presenciamos, existem pessoas boas e honestas que querem ver seus próximos sempre em grande escalão, nos seus relacionamentos, em sua vida profissional ou mesmo pessoal sem que haja qualquer tipo de interesse.

Como vê, não podemos nos limitar a tais percalços que a vida nos impõem, sem compreender a grandiosidade do bem que ela também pode nos oferecer.

Ter a ideologia de uma vida totalmente fracassada e corrompida pelo mau é radicalismo de nossa parte quando na verdade temos que ter consciência de que tudo começa dentro de nós. Se quisermos mudanças melhores em nossas vidas e no mundo, temos que passar a nos tornar melhores do que somos em nossa estratégia e posicionamento de vida, seja ela qual for e se cada um assim o fizer, seremos mais felizes em nossas vidas e tudo que fizermos.

É preciso tirarmos essa idéia de que o mundo está totalmente fuzilado pela crueldade e desamor (existem muitas pessoas boas) e retermos para nosso projeto de vida o fato de que existem expectativas além das desesperanças, e começarmos a fazer algo para mudarmos essa ideologia de fracasso, a começar em mim e em você, mas depende exclusivamente de cada um de nós, do nosso caráter e amor pela vida, nossa vida e de nosso próximo.

Doriel Medeiros

Doriel Medeiros
Enviado por Doriel Medeiros em 27/05/2007
Reeditado em 11/04/2024
Código do texto: T503219
Classificação de conteúdo: seguro