Quem explica?

Nada contra a grandiosa festa pelos vinte e cinco anos da queda do muro Berlim, mas quem explica a queda cruel de primorosas vidas estudantis no México, na luta pela qualidade da educação do campo?

Nada contra o empenho vigoroso da sociedade carazinhense na luta contra o câncer, através do Outubro Rosa, mas quem explica a morte de cinco idosos em dois meses, na São Lucas, em Carazinho, na fila de espera pela abertura do Posto de saúde?

Nada contra a arrecadação de milhões em tempo recorde, de celebridades, empresários e outros afortunados para salvar o Hospital Pediátrico de Porto Alegre, mas quem explica a ausência de dignidade das crianças da Vila Tripa, em Carazinho, no convívio direto com animais, poeira, lixo e barro formado pelo esgoto ao relento, propagando moscas, espalhando doenças?

Nada contra os sonhos loucos, os mirabolantes desejos, o brilho dos holofotes e outras exuberâncias mais, mas quem explica a loucura de ceifar os sonhos de estudantes , quem explica negar o desejo de viver a maturidade na velhice e quem explica, numa linguagem própria para crianças, que uns nascem para sofrer e outros para brilhar.

Tem coisas nessa vida que se explica, mas não se justifica!