O FÁCIL E O DIFÍCIL

É muito fácil dar conselhos aos outros. É muito fácil falar sobre humildade e dizer o que significa ser humilde. O difícil é dar conselhos a si mesmo. O difícil é ser humilde.

O mundo está cheio de gente que parece ser humilde; de gente que parece saber o que é humildade. O Facebook está repleto de pessoas humildes e sábias.

Quem for seguir conselhos vai morrer louco. Cada pessoa tem um conselho diferente. Ouvir, conversar, dialogar, partilhar ideias, opinião, sugerir, sem querer interferir, é uma coisa. Ser o conselheiro é outra coisa muito diferente.

Na sociedade em que vivemos, quase todo mundo quer dar um conselho a alguém. Lembro-me da minha primeira aprovação em concurso. Quando fui aprovado e as pessoas ficaram sabendo, algumas aconselhavam: "Vai morar lá!" Outras diziam: "Não compensa morar lá. Fica morando aqui. A estrada também é perigosa". Há poucos dias, alguém me perguntava se compensa trabalhar em São João dos Patos.

Quando fui aprovado em outros dois concursos, os conselhos não paravam. Cada conselho era diferente um do outro. Havia conselhos até contrários entre si. Como se vê, quase todo mundo se preocupa com a vida alheia. Poucas pessoas se voltam para si mesmas. Todo conselho é para o outro. Poucas pessoas se lembram de si mesmas. Eu questiono a mim mesmo: será que eu não sou mais um a querer dar conselho aos outros? Será que eu, mesmo inconscientemente, não desejo aconselhar as pessoas?

Quando fui reformar a minha casa, alguns diziam como devia ser o piso; outros me diziam onde eu devia colocar uma janela; outros diziam que eu devia fazer uma garagem para o carro que eu devia comprar; há quem falava a respeito da tinta. Antes, muitas pessoas me aconselhavam a comprar uma moto. Agora, muitas pessoas me aconselham a comprar um carro. Os conselhos não param. Como se vê, as pessoas estão muito preocupadas comigo.

De vez em quando, alguém me aconselha a fazer um concurso no Banco do Brasil, no IFMA e outros concursos cujo salário seja superior a 8, 10 mil reais. Agradeço a preocupação, as preocupações que as pessoas manifestam a meu respeito.

Eu deixei de visitar certa casa. Quando lá eu chegava, eu sempre recebia um conselho muito tentador.

Oxalá soubéssemos ser conselheiros de nós mesmos! Oxalá conseguíssemos ser mais conhecedores de nós mesmos!

Está na hora de cada pessoa se preocupar com a própria vida e parar de querer ser conselheira das outras. Será que isso já é um conselho que eu estou dando? Tomara que eu seja um conselheiro de mim mesmo! Tomara que eu não me arrisque a ser conselheiro de ninguém!

Quem se conhece tem medo de dar conselho aos outros.

Que Deus me livre de ser conselheiro! Quem sou eu para dar conselhos?

Muitas pessoas mandam recados para outras. Poucas pessoas mandam recados para si mesmas. Tomara que eu aprenda a mandar recados para mim mesmo.

Que eu consiga falar para mim mesmo! Isso não será egocentrismo; será fruto de introspecção.

Domingos Ivan Barbosa
Enviado por Domingos Ivan Barbosa em 22/10/2014
Código do texto: T5007832
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2014. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.