Traição tem perdão?

Há quem diga que o perdão é coisa de gente grande. “Só os fortes perdoam”, diz outro ditado. Além disso, o Perdão é um mandamento bíblico, dado pelo próprio Cristo. Quando o apóstolo Pedro pergunta à Cristo, no evangelho de Mateus, cap. 18-21,22: “Então Pedro aproximou-se de Jesus e perguntou: "Senhor, quantas vezes deverei perdoar a meu irmão quando ele pecar contra mim? Até sete vezes?" Jesus respondeu: "Eu digo a você: Não até sete, mas até setenta vezes sete.”

Em primeiro lugar, precisamos entender o que é perdão. Muitos acreditam que perdoar é esquecer completamente o erro do outro e assim, aceitar o outro de volta como se nada tivesse acontecido e problema é justamente esse, muitos confundem perdão com amnésia, com esquecimento. Perdão é algo muito mais nobre do que isso. Se perdoar fosse simples esquecimento, seria algo fácil demais, pois se eu não lembro, logo, não preciso fazer esforço algum para viver com quem me feriu, me magoou ou me traiu...

A dificuldade de se perdoar parece que se agrava quando o assunto é traição dentro de um relacionamento amoroso. Saber que o outro esteve com um amante, se envolvendo de forma amorosa, deve ser no mínimo perturbador para parte traída, algo que fere a confiança da pessoa. Isso se reflete em outros relacionamentos, quando, por exemplo, amigos traem com fofocas, mentiras, calúnia, essa traição à semelhança da traição em um relacionamento amoroso, pois são anos de confiança mútua e cumplicidade que são trocados por alguns minutos de prazer ou uma simples recompensa passageira.

A traição, portanto, fere não só a pessoa traída, mas também a que trai, pois esta se coloca em uma posição de responsável por quebrar a aliança antes estabelecida, o que fará, na maioria das vezes com que sofra represálias das pessoas que cercam o relacionamento. A pessoa traída por sua vez, está ferida, com orgulho machucado, sem conseguir confiar em ninguém e, o mais importante sem conseguir confiar em si mesma, pois afinal, foi ela quem escolheu o outro como parceiro não foi? Então, pergunta-se ela, porque ela não conseguiu identificar nada antes? Imagino que a parte traída tenta de alguma forma entender como não percebeu antes a malícia do outro, e como pôde confiar no outro, enfim, um emaranhado de porquês, questionamentos e sentimento de culpa que por vezes prende muito mais a parte traída do que aquele que trai.

Por esse motivo, entendo que o perdão é a permissão que eu dou a mim mesma de entender e aceitar que eu sou humano e que o outro também é humano e, como humanos, somos falhos e essas falhas por vezes nos machucam. O perdão me permite ser curado. Essa cura é algo forte e real. Tão real que permite a ferida ser cicatriza e quando cicatrizada não machuca mais, de modo que ao olhar para ela eu me lembro do machucado, lembro-me do evento, porém, não dói mais. O fato de eu confiar novamente nesta pessoa está fortemente associado à essa minha cura e, o próprio Jesus tratou sobre isso quando falou do divórcio em casos de traição. Perceba o que Mateus (19:6-8) registra sobre o conselho de Jesus: “Assim não são mais dois, mas uma só carne. Portanto, o que Deus ajuntou não o separe o homem. Disseram-lhe eles: Então, por que mandou Moisés dar-lhe carta de divórcio, e repudiá-la? Disse-lhes ele: Moisés, por causa da dureza dos vossos corações, vos permitiu repudiar vossas mulheres; mas ao princípio não foi assim.” Jesus falando sobre o divórcio, alerta que Moisés permitiu o divórcio por conta da “dureza do vosso coração, mas ao princípio não foi assim”.

Parece-me que o propósito de Deus nunca foi separar o homem, porém como o coração do homem é duro, tardio em perdoar e em amar, Jesus permite que em casos de adultério se divorcie, pois o homem não consegue amar de fato e perdoar de fato. Poucos alcançam essa nobreza de perdoar, reconhecer a humanidade e a falha do outro para aceitá-lo de volta em um relacionamento.

Fazer isso é se parecer com Deus, pois este é o amor dele por nós. O traímos constantemente e repetidamente ele nos aceita de volta, torna a confiar em nós, embora saiba que iremos traí-lo novamente...

Engraçado, é com este amor que ele pede que nos amemos...

O perdão é possível? Sim... Se amarmos com o Amor de Cristo...

Por isso, não digo que o perdão é coisa de gente nobre apenas, Perdão é coisa de filhos de Deus que se parecem com Ele...

Kelly Priscila

20/10/2014

Café e Leitura
Enviado por Café e Leitura em 20/10/2014
Código do texto: T5005819
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2014. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.