O Resultado da Educação!

Estava refletindo... O resultado da educação é algo muito complexo de se medir. Porque não é como em uma empresa na qual se mede o lucro a partir dos ganhos e perdas financeiras. Para avaliar se a educação de uma pessoa deu resultado você precisa ver tudo o que ela fez

e deixou de fazer em vida de bom e de ruim, como ela viveu e conviveu, como ela lutou pela sua vida e pela dos outros, tudo o que sentiu e deixou de sentir! Ou seja quem foi ela de fato.

Oras para saber isso você só poderia avaliar uma pessoa após a sua morte ao estudar a história dela.

O ser humano é um conjunto de idéias, ações e sentimentos que se completam em um ciclo.

Criam-se avaliações muitas vezes absurdas para a educação, com conteúdos muitas vezes alienados em relação à vida e realidade humanas.

Porque necessitamos de números, de provas científicas, demonstrações efetivas, ok correto e necessário. Mas o verdadeiro resultado da educação de um indivíduo aparece no dia-a-dia, no cotidiano da vida e muitas vezes não nos damos conta disso.

Uma palestra a que eu assisti ontem resultou nesse pensamento, a palestrante disse que o professor em sala de aula deve avaliar o seu aluno a cada minuto, a cada dia, a todo momento. Acredito que foi isso o que ela quis dizer.

Porque o resultado da educação não é uma coisa concreta, é abstrato e tem alma... o resultado da educação é o próprio ser humano melhorado.

Amanda Cardoso Figueiras
Enviado por Amanda Cardoso Figueiras em 18/10/2014
Código do texto: T5003351
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2014. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.