Elogiar o Professor

Recebo inúmeros elogios de alunos e pessoas que me cercam, embora pense que não tenho apenas admiradores, pois os que não me toleram devem falar dos meus defeitos em minhas costas.

Há uma frase de Santo Agostinho que diz: “Prefiro os que me criticam, porque me corrigem, aos que me elogiam, porque me corrompem.”, quando Agostinho afirma esta verdade, ele tem consciência de que o ser humano é facilmente corruptível quando não possuidor de um domínio próprio maduro, o que o levou a entender que a crítica é o que nos faz continuar crescendo e crescer implica em não permanecer em um estado de miséria da alma egoísta e egocêntrico que nós humanos possuímos por natureza. É claro que um elogio faz muito bem, as mulheres que o digam, reconhecimento por um bom trabalho em que temos nos esmerado, faz muito bem para nosso ego, porem o deixar levar-se por estes elogios é um risco muito grande quando perdemos nossa capacidade de busca pela utópica perfeição. Quando achamo-nos bons, porque algumas pessoas que nos admiram, dizem, nós incorremos em um sério perigo de pararmos em nossa busca continuada de conhecimento e ainda em um risco de pensarmos que somos superiores a alguém. O saber deveria nos tornar sempre mais tolerantes com todos os demais que ainda não puderam ou não quiseram alcançá-lo. Se é que temos capacidades reais de julgar quem sabe mais ou menos nos dias de hoje.

Pequeno trecho de meu novo livro "Você quer ser um professor? Um aprendizado indispensável para quem vai começar a ensinar" do capítulo "Professor você é o cara".

Harlen Ribeiro
Enviado por Harlen Ribeiro em 15/10/2014
Código do texto: T5000178
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2014. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.