Decepção

Você já sentiu que algo na sua vida fosse dar tão certo, que adotou aquilo como uma religião? Já se pegou fazendo planos acordado, sonhando com algo que parecia tão perto de se alcançar? Um plano perfeito, sem falhas. Até uma data prevista tinha. Você já ficou tão maravilhado e ansioso pra que aquilo acontecesse rápido, que começou a descontar em coisas que te prejudicassem: bebida, cigarro, comida...? Seja lá o que fosse, aquilo aliviava a ansiedade.

As pessoas acabam descontando coisas tão inúteis em algo tão precioso, que perdem o amor próprio. Seu corpo, seus pensamentos, seus toques, sua essência... Aos poucos vão mudando. Aos poucos as pessoas param de cuidar delas mesmas e querem cuidar de algo fora de alcance. Se não posso cuidar de mim mesmo, como posso querer cuidar de outras coisas, de outras pessoas?

Você já lutou tanto por alguma coisa que queria, e pensou várias vezes em desistir, pois não se achava merecedor daquilo? Já desperdiçou meses, ou até anos se fechando para outros planos que possivelmente, te fariam mais feliz?

Aquilo que você queria não chegava de mãos beijadas. Talvez por isso parecesse muito mais atraente. Aquilo te doía ao pensar que alguém poderia conseguir tudo antes do que você.

Uma das piores sensações da vida, é a decepção. Isto porque a decepção não é provocada por mais ninguém, a não ser você mesmo. Você idealiza tanto sobre alguma coisa, que por melhor que ela seja, nunca será boa o suficiente do jeito que você queria.

Então quando finalmente, aquela coisa tão esperada acontece...

"Por que diabos perdi anos da minha vida, com algo tão medíocre como isto?"

É como juntar dinheiro o ano todo pra conhecer algum lugar especial, recusar outras viagens, às vezes até mais baratas e legais, porque o lugar desejado oferece algo de especial, um ponto turístico muito melhor. Então você finalmente vai viajar, e descobre que aquele ponto turístico está interditado.

"Eu perdi meses da minha vida economizando, pra chegar aqui e não ter o que eu esperava?" Pois é, isso é decepção. E o pior: você não pode culpar ninguém por ter as suas expectativas frustradas.

O problema é que quanto maior a decepção for, com mais medo daquilo acontecer novamente, você fica.

Anos depois daquela viagem, uma pessoa te chama: "Vamos viajar pra tal lugar? Lá tem um ponto turístico muito interessante". Então você se lembra de quando foi pra outro lugar e o ponto turístico estava interditado. Simplesmente recusa o convite: "Não, obrigado. Já me decepcionei em tal lugar".

Por mais que o lugar seja outro, e aquilo provavelmente não aconteça desta vez, a decepção permanece. E as consequências daquilo também, seja o dinheiro que você gastou, a ansiedade que você passou, o desgaste físico e mental...

Em um outro momento, mergulhar de cabeça pareceria divertido. Porém agora...

"Vamos mergulhar de cabeça?"

"Melhor não. Posso batê-la em alguma pedra".