EU SEI, MAS NÃO VOTO!

Eu sei que o voto em branco é inútil, como disse, em um comentário, o jornalista e comentarista da Rede Globo de Televisão Alexandre Garcia. No entanto, nestas eleições, eu só voto em Marina Silva, em mais ninguém.

Sou maranhense. Não vejo no estado do Maranhão nenhum político que me represente. Eu só voto em quem conheço e confio. Sem conhecimento de um candidato e sem confiança nele, eu não voto. Ainda que um político conhecido e em quem eu confie me engane, conhecer e confiar são requisitos para que eu deposite o meu voto em alguém, mesmo que, depois, o político em quem eu voto faça o contrário do que eu espero e/ou esperava.

Sei que devemos escolher um candidato. É assim que se faz a democracia. Alguém deve ser eleito. Se eu não voto em alguém, eu estarei, mesmo assim, colaborando para a vitória de outro indesejado. Porém, eu não vou contra aquilo em que acredito e contra o que penso e defendo. Sou um homem de princípios e ideias. Sei o que faço e o que digo.

Quem esperar alguma coisa boa de algum político no Maranhão estará cometendo um engano e um erro. Talvez esteja fazendo algo certo. Eu não tenho a verdade. Analiso o que eu digo. Mas digo o que penso. Eis o meu maior defeito.

Não tenho paixão por político. No último debate entre os principais candidatos ao governo maranhense, o que houve foi uma troca de acusações. Os dois principais se acusavam e mostravam a sujeira do outro. Foi um péssimo debate, assim como o último debate entre os presidenciáveis. Em quem confiar? Não confio.

Não sou contra quem escolhe e confia em alguém desse estado. Cada pessoa é livre para escolher em quem votar. Além disso, é necessário escolher. O que eu ressalto é a minha desconfiança nos políticos brasileiros, principalmente do Maranhão.

Qualquer um que for eleito no Maranhão terá a obrigação de trabalhar por esse estado. É para isso que ele será eleito, mesmo que eu não vote em ninguém do Maranhão.

Para Deputado Estadual? Em branco! Para Deputado Federal? Em branco! Para Senador? Em branco! Para Governador? Em branco! Para Presidente da República? Marina Silva! Será assim que eu votarei neste domingo, 5 de outubro de 2014.

É melhor votar em branco do que votar sem confiar e sem conhecer o candidato em quem se vota. Muitas pessoas se enganam pensando que conhecem determinados candidatos. Votar por votar não é uma atitude autêntica, ainda que, mesmo eu não votando, eu sei que estou colaborando para eleger um corrupto. Mas, quem poderá me provar o contrário? Quem poderá provar que eu estou errado? Somente o futuro dirá. Se eu estiver errado, eu assumirei o meu erro. Mas, se algum político maranhense fizer o contrário do que eu penso, somente o futuro dirá. Prefiro, pois, ser autêntico a exercer uma falsa democracia.

Conclusão: eu não vejo, no Maranhão, nenhum político melhor do que outro. Digo isso sem desrespeitar nenhum dos políticos maranhenses. Estou apenas expressando o meu pensamento. Repito: o meu pensamento. Estou exercendo a minha cidadania. Ser cidadão é poder dizer, com dignidade e respeito, o que se pensa. Você pode pensar o contrário; é seu direito. Será, da mesma forma, apenas seu pensamento. Eu não sou dono da verdade. Ninguém o é.

Bom voto! Boa sorte!

Domingos Ivan Barbosa
Enviado por Domingos Ivan Barbosa em 05/10/2014
Reeditado em 05/10/2014
Código do texto: T4987818
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2014. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.