Uma simples jabuticabeira
Hoje eu quis registrar quanta beleza há em coisas simples, meu pé de jabuticaba me ensina muito com o seu ciclo. Uma jabuticabeira produz mais ou menos duas vezes no ano, a daqui de casa de quatro a cinco vezes em épocas improváveis. Mas é preciso antes de tudo despir-se, ele só dá frutos após perder toda sua casca e grande parte de suas folhas, só assim ele está pronto para deixar brotar em todas as partes do seu tronco as flores que com o passar dos dias virarão pequenas bolinhas verdes que se tornarão vinho/marrom e por fim grandes bolas pretas, aqui elas estarão prontas para consumo humano e animal. As crianças e os adultos em busca de sua doçura escalarão seus galhos e os passarinhos virão se alimentar e sugarão apenas o líquido (a massa branca que fica por dentro da casca) deixarão as sementes que secarão dentro da fruta e cairão sobre o solo. Logo mais, um novo ciclo se iniciará. Mas é preciso cuidados: água, adubo, minhocas, luz do sol e uma boa mão são altamente necessários para que o pé possa produzir os frutos.
E assim é a vida, só estamos prontos para novos caminhos após abandonar o caminho em que estamos. É preciso despir-se de tudo que é passado para que um novo presente/futuro seja escrito. Depois de abandonarmos o passado e assumirmos novas e desafiadoras escolhas as coisas começarão a fluir e então florescerão. As recompensas virão logo em seguida, mas não estão prontas para desfrute assim de início, é preciso que amadureçam, como os frutos. Alguém precisará do nosso exemplo, dos nossos frutos, e os levarão de nós. Outros, passarão por cima. Mas acalme-se, fomos feitos para reproduzir e a nossa produção precisa ser adquirida/sugada por alguém. Perderemos em alguns momentos o foco, é aqui que os frutos secos, as folhas e as cascas caem. Mas é aqui também que o jardineiro vem e cuida, no caso do meu pé de jabuticabas quem cuida é o meu pai e por isso ele produz tantas vezes no ano; na vida é Deus. Eles não só cuidam mas me possibilitam aprender com estas simples coisas.
E o mundo é assim, aliás, tudo é assim! Os sofrimentos não são em vão, as alegrias muito menos. Por trás de um escolha, de um abandono sempre haverão ensinamentos. Tudo pode nos ensinar, até uma simples jabuticabeira. É preciso enxergar além do que podemos ver, é preciso querer! As pessoas são muito mais do que aparentam ser e o mundo, apesar de injusto e mal frequentado, tem muito o que ensinar. Abra seus olhos, deixe de ver e ENXERGUE!
Eu quero ser diferente, quero ser exceção. E você quer ser igual, quer ser padrão?
Teixeira, Nadine.