Questão sobre a existência.

O que existe? Nossa imaginação pode conceber um número infinito de coisas com as quais podemos pergunta se existe ou não. Existem dois tipos de existências: os fatos, que são contingentes, e os juízos, que são necessários. Por exemplo, a existência dos cachorros é um fato que pode ser observado e a existência de infinitos números primos é consequência necessária de um juizo lógico. Vamos nos limitar aos fatos. A nossa imaginação tem total liberdade para juntar formas, cores, sons, texturas, atributos diversos e eventos em cadeias de causa e efeito. Podemos inventar estórias tão realistas que, se não tivermos a fama de mentirosos, teremos crédito automaticamente. Daí vem a questão sobre a existência: como saber se o que te contam ou o que você "acha" que é, existe de fato? A única saída que eu vejo e que não é a mais confiável em termos epistemológicos, mas é a única, é EXPERIMENTANDO. Todo fato tem um tempo e um lugar. Se o lugar e o tempo estiverem muito afastados do teu, você pode escolher se manter agnóstico. Toda dúvida é válida e não deve ser criticada. O conhecimento humano tem limites e isso fica bem claro no princípio lógico da adição: P implica P ou Q. Ou seja, se o conjunto de fatos que formam nosso mundo é A e B e C e ... e P, podemos ter no mesmo mundo A e B e C e ... e P ou Q. Alternativas são sempre possíveis.

ToWo
Enviado por ToWo em 24/09/2014
Código do texto: T4974398
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2014. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.