U
buntu
 
        Consciência, relação estreita e forte do indivíduo com a comunidade.
        Não há uma perfeita tradução, mas Mandela, Desmon Tutu, deram suas melhores traduções: Mandela - Respeito. Cortesia. Compartilhamento. Comunidade. Generosidade. Confiança. Desprendimento. Uma palavra pode ter muitos significados. Tudo isso é o espírito de Ubuntu. Ubuntu não significa que as pessoas não devam cuidar de si próprias. A questão é: você vai fazer isso de maneira a desenvolver a sua comunidade, permitindo que ela melhore?”
 
Arcebispo Desmon Tutu - “Uma pessoa com Ubuntu está aberta e disponível para as outras, apoia as outras, não se sente ameaçada quando outras pessoas são capazes e boas, com base em uma autoconfiança que vem do conhecimento de que ele ou ela pertence a algo maior que é diminuído quando outras pessoas são humilhadas ou diminuídas, quando são torturadas ou oprimidas.”
 
        Ubuntu tem origem na África, a palavra é de origem Bantu, é tido como um conceito tradicional africano. Na África do Sul, foi intimamente relacionado com o Apartheid, e foi inspiração para Nelson Mandela na promoção de uma política de reconciliação nacional.
 
 Algumas tentativas de tradução para a nossa língua chegam ao seguinte conceito:

"humanidade para com os outros", ou outra significação: "a crença no compartilhamento que conecta toda a humanidade".      
 
Uma tradução mais simples, mas não menos significativa- “
sou o que sou graças ao que somos todos nós. Ou eu sou porque nós somos”.
 
        Li e achei tão pertinente que decidi postar aqui...
        Mais humanidade, fraternidade, menos egoísmo, narcisismo, e tantos outros ismos que só nos afastam de nós e de todos.
 
       
Ética, ideologia, filosofia, teologia...??????
 
        Li uma pequena mensagem que traduz bem esse sentimento, que transcrevo aqui, sei que vai gostar:
 
 
 

ENTENDA O UBUNTU 

         Um antropólogo estava estudando os usos e costumes de uma tribo na África e, quando terminou seu trabalho, teve que esperar pelo transporte que o levaria até o aeroporto de volta pra casa. Sobrava muito tempo, mas ele não queria catequizar os membros da tribo,  então, propôs uma brincadeira para as crianças, que achou ser inofensiva.

Comprou uma porção de doces e guloseimas na cidade, colocou tudo num cesto bem bonito com laço de fita e deixou o cesto debaixo de uma árvore. Chamou as crianças e combinou que quando ele dissesse "já!", elas deveriam sair correndo até o cesto e, a que chegasse primeiro ganharia todos os doces que estavam lá dentro.

As crianças se posicionaram na linha demarcatória que ele desenhou no chão e esperaram pelo sinal combinado. Quando ele disse "Já!", instantaneamente todas as crianças se deram as mãos e saíram correndo em direção à árvore com o cesto. Chegando lá, começaram a distribuir os doces entre si e a comerem felizes.

O antropólogo foi ao encontro delas e perguntou porque elas tinham ido todas juntas se uma só poderia ficar com tudo que havia no cesto e, assim, ganhar muito mais doces.

Elas simplesmente responderam: "Ubuntu, tio. Como uma de nós poderia ficar feliz se todas as outras estivessem tristes?"

Ele ficou de cara! Meses e meses trabalhando nisso, estudando a tribo, e ainda não havia compreendido, de verdade, a essência daquele povo. Ou jamais teria proposto uma competição, certo?

Ubuntu significa: "sou o que sou pelo que NÓS SOMOS !"

Atente para o detalhe: pelo que SOMOS, não pelo que temos...

UBUNTU PRA VOCÊ
!






 
 




 

 

 
Roseane Namastê
Enviado por Roseane Namastê em 16/09/2014
Código do texto: T4964560
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2014. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.