Semelhantes a CRISTO - 40 Dias de Jejum e Oração - TSD
SEMELHANTES A CRISTO
Efésios 5.1
Introdução:Somos chamados a sermos semelhantes a Cristo Jesus (Ef. 5.1), e transformar o nosso século pela nossa nova forma de pensar, não mais segundo os padrões mundanos, mas pelos padrões da Palavra de Deus. De fato tornar-se semelhante a Cristo é um processo de transformação em que aos poucos passamos a ter a vida bonita de Jesus.
Quando confessamos Jesus como o nosso Senhor e Salvador passamos a ser uma nova criatura, livres do pecado e prontos a dar muitos frutos espirituais. Nesse processo de transformação de velha para nova criatura devemos analisar constantemente as nossas vidas.
Para isso, precisamos firmarmos o compromisso de sermos semelhantes a Cristo e buscar em Cristo um coração quebrantado e humilde para que o nosso relacionamento com Deus e com os nosso próximo seja impactado, restaurado e transformado pelo Espírito Santo.
O projeto de Deus é que sejamos semelhantes a Cristo, e a única forma é por intermédio do Espírito Santo e a manifestação de seus frutos em nossas vidas (Gl. 5.22-23). Conforme Efésios 5.1 todos nós devemos ser imitadores de Deus, a saber:
1. AMAR E SERVIR COMO CRISTO
“Vendo Ele as multidões, compadeceu-se delas, porque estavam aflitas e exaustas como ovelhas que não têm pastor”. (Mt. 9.36).
“Pois o Filho do Homem não veio para ser servido, mas para servir...”. (Mc. 10.45)
Ser semelhante a Cristo no amar e servir é demonstrar em atitudes simples que o nosso relacionamento com Ele é verdadeiro.É abandonar velhos preconceitos e mágoas e se aproximar das pessoas buscando cuidar, servir e amá-las como elas são. Buscando agregá-las na família de Jesus. É compartilhar o pão de casa em casa até que todos estejam satisfeitos no espírito e no corpo.
Amando como Jesus: Ouvindo, Admoestando, Visitando, doando-se, agregando os novos membros, utilizar o carro para buscar e levar os membros, orando, etc.
2. CONHECER E OBEDECER AS ESCRITURAS COMO CRISTO
“Tende em vós o mesmo sentimento de Cristo Jesus... A si mesmo se humilhou, tornando-se obediente até a morte e morte de cruz”. (Fl. 2.5, 8).
Ser semelhante a Cristo no conhecer e obedecer as Escrituras é a alegria de agir como o nosso Senhor no falar, no pensar e no agir. É ter a mente totalmente preenchida com a Palavra de Deus e prática-la com toda humildade. É abandonar as velhas atitudes e antigos pecados, é ser envolvido pelo amor de Deus após vencer as tentações, humilhações e toda forma de mal.
3. ORAR E JEJUAR COMO CRISTO
“Naqueles dias, retirou-se para o monte, a fim de orar, e passou a noite orando a Deus” (Lc. 6.12).“Depois de jejuar quarenta dias e noites teve fome”. (Mateus 4. 2).
Ser semelhante a Cristo no orar e jejuar é reconhecer a total dependência do Senhor em todos os momentos. É negar os desejos individuais no anseio de conhecer mais e mais o nosso Senhor e Salvador. É disciplinar o corpo e o espírito buscando o avivamento e amadurecimento espiritual.
CONCLUSÃO:
Precisamos ser semelhantes a Cristo para que a nossa geração seja transformada ao ver em nós a vida bonita de Jesus. É tempo de sermos semelhantes a Ele no amor e servir, na obediência e conhecimento das Escrituras e no orar e jejuar. Estas disciplinas espirituais simples são poderosas em Deus e nos conduzirá a um grande avivamento espiritual começando em nossas vidas e atingindo a nossa cidade e país.