VERDADES INDISCUTÍVEIS E ETERNAS

Quem não se entrega ao amor nunca saberá o que poderá receber ou o que poderia ter recebido dele.

Quem não se mostra é porque tem medo dos outros e não vive de maneira autêntica.

Quem se esconde não gosta de si mesmo e não vive de verdade.

Quem se esconde não é fiel a si mesmo nem gosta do ato de Deus ao lhe presentear com a vida, um bem tão precioso.

No final da vida, muitos ficam e ficarão arrependidos por não terem realmente vivido o que gostariam de viver, pois o medo foi maior do que a inteligência, do que o amor e maior do que a coragem.

O cemitério é o lugar mais rico do mundo: é lá onde estão os tesouros não doados, não compartilhados, não dignamente e não magnificamente tocados.

Deus nos deu inteligência para conhecermos o mundo e a nós mesmos. A consciência é um meio privilegiado que Deus nos deu para sabermos o que Ele nos oferece. A consciência é a voz interior. Ela nos fala continuamente, basta que estejamos abertos para a verdade que se nos mostra constantemente.

Deus é o motor da história, mas os seres humanos são os seus autores. Deus nos deu a liberdade. Não somos nem devemos ser vítimas do destino. Na verdade, o destino é feito por nós.

O surpreendente recíproco que nunca havia sido visto é sinal do que Deus quer para nós, seres humanos.

Entender o que se vê e o que se diz e saber o propósito de tudo isso é algo que deve nos levar, no mínimo, a pensar sobre as maravilhas de Deus, que se manifestam especialmente através dos seres humanos que vivem de acordo com o amor e o bem.

Algo também muito certo é que Deus não se repete: cada pessoa é absolutamente única e irrepetível. Eu tenho absoluta certeza de que tudo isso diz alguma coisa.

O que é dito hoje talvez não seja dito nunca mais. Tudo é absolutamente passageiro. Tudo se move, dizia o filósofo Heráclito.

Mas, como dizia o apóstolo Paulo, há uma coisa que permanece: o amor.

Apesar disso, sabemos que esta vida é incerta e transitória. E, se esta vida é transitória, tudo o que é dela com ela findará. Eternidade é questão de fé. Não podemos provar ou não provar que a eternidade existe. Isso requer uma aposta, como dizia o filósofo muito religioso e cristão Pascal. Numa aposta, portanto, podemos perder. Apostar na eternidade é necessário, mas não é certeza de vitória para ninguém. Somos humanos, não podemos ter certeza absoluta do que não pertence ao que é humano. O que podemos fazer é abraçar o bem e o amor. Quem não fizer isso estará fadado a não viver de verdade.

Domingos Ivan Barbosa
Enviado por Domingos Ivan Barbosa em 05/09/2014
Código do texto: T4950389
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2014. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.