PENSAMENTOS DIVERSOS E BEM-INTENCIONADOS

Podemos até tentar nos esconder dos outros, mas nunca nos esconderemos de nós mesmos.

A verdadeira coragem está em ser o que se é; em não ter medo de viver segundo seus princípios e valores; em não ter medo de dizer ao mundo o que se pensa e o que se sente.

Corajoso não é quem enfrenta tudo; é quem sabe o que é preciso enfrentar; o que vale a pena ser enfrentado. Nem tudo é digno da nossa luta. Nem tudo nos é importante. Quem enfrenta tudo é imprudente. Quem nada enfrenta é um covarde. A coragem está em enfrentar um leão quando for preciso, e rejeitar o confronto com o que não é digno do nosso enfrentamento, ou não está à altura do que somos e do que queremos e poderemos ser.

Há quem goste de parecer esperto. O melhor é ser inteligente o suficiente para imaginar que alguém poderá conhecer a dimensão da nossa força e da nossa inteligência, além de saber o nosso limite e toda a intenção de tudo o que dizemos.

Há quem goste de brincar de muito inteligente, quando, na verdade, é aprendiz de outrem. É preciso preparar-se para desafiar quem treina bastante e com disciplina diariamente.

Quem mais finge saber é quem menos sabe. Somente quem conhece o próprio caminho e o seu ideal é que pode viver conforme a própria essência e de maneira autêntica.

Mais importante do que tentar parecer muito inteligente é procurar ampliar o horizonte e o nível da própria inteligência. Esta deve e pode estar sempre em crescimento.

Domingos Ivan Barbosa
Enviado por Domingos Ivan Barbosa em 01/09/2014
Código do texto: T4946037
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2014. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.