Se...
Se tudo acontecesse no exato momento em que pensássemos, em alguma vez erraríamos, e estaríamos perdidos!
Se pudéssemos e/ou tivéssemos poder para aniquilar nossos inimigos, estaríamos cheios de tédio e/ou sozinhos, com um peso na consciência contínuo e angustiante.
Se, em vez de falar algo de ruim sobre qualquer coisa, as pessoas enaltecessem o que a vida tem de bom e tratasse todas as pessoas, sem distinção, da forma que gostariam de ser tratadas, as chances de vivermos em um planeta melhor aumentariam.
Se decidíssemos remar à favor da maré, ou seja, de acordo apenas com o ideal de vida que escolhêssemos, ou o que nos faz feliz, não teríamos tantas desavenças desnecessárias, não criaríamos tantos embates como na política entre os de "esquerda" e de "direita", na religião, entre os ateus e os cristão, ou vice e versa. Isto não aconteceria se cada um não tentasse impor a opinião de que só o que faz bem para sua vida serve para todas as outras trilhões de vidas!
Cada um tem a sua verdade e cabe à vida de cada um, se adequar à um ou outro estilo de vida, preceitos e etc! Se nascêssemos com uma pré disposição para sermos algo ou alguém o livre arbítrio seria tão inútil quanto irrelevante. Lembremos que tudo que é absorvido em demasia deixa o discernimento sobre outras coisas restrito e de que todos devem ser respeitados como são ou como querem ser, desde que não afetem o ir e vir de ninguém!
Não existem verdades absolutas!