HIERARQUIA, DISCIPLINA E RESPEITO
Hierarquia, Disciplina e Respeito
Somente aquele que respeita a hierarquia é digno de elevar-se hierarquicamente, de forma natural, sem bajulações ou engodos, mas por mérito.
A crítica não concede atestado de probidade a ninguém. O respeito, esse sim, concede atestado de integridade. O respeito não é aquiescência a tudo o que é proposto. Isso já é submissão dócil. E podemos, às vezes, perpetrar atos indignos em nome dessa submissão. Isso se chama conivência.
Respeito é tratamento condigno dispensado, não com subserviência, mas com postura de conformidade com o grau hierárquico, não importando se somos a favor ou contra a postura daquele que engalana tal posto. O outro está lá por algum motivo. Não está lá por casualidade.
A Disciplina permeia essas ações. Um ser disciplinado sabe proceder diante de situações específicas e antes de qualquer posicionamento crítico sabe ser empático.
É sobejamente fácil criticar. A crítica pulula em toda parte. É fácil concitar à rebeldia. É fácil propalar a sublevação. Uma faísca pode atear um fogo incontrolável. E debelá-lo muitas vezes é uma tarefa ingente. E muitas vezes esse fogo abrasador e destrutivo atinge alguém digno de respeito.
Portanto, a trindade Hierarquia, Disciplina e Respeito deve ser honrada. Do contrário a desordem usurpará o posto.
Valdecir de Oliveira Anselmo
Da Série Pensamentos