QUEM É VOCÊ?

As pessoas não devem ter medo de viver. O medo não deve ser maior do que a coragem que se deve ter de ser feliz. Não devemos considerar que todas as pessoas têm o mesmo nível de compreensão e o mesmo tipo de pensamento.

Há pessoas que, por terem sofrido frustrações, passam a ter medo do mundo e desconfiança de todos os seres humanos. Essas pessoas ficam aprisionadas na falsa imagem que determinada parte do mundo tem delas. Diz a psicologia que as frustrações são inevitáveis. Frustrar-se significa não realizar algo que se deseja; significa querer e não conseguir algo. A frustração é a não realização de alguma coisa; a não realização de um desejo. Segundo a psicologia, ninguém vive sem algum tipo de frustração. O importante é não se deixar abater por decepções, não realizações. Ora, há sempre algo que não conseguimos ter; que não conseguimos realizar. No entanto, devemos aprender com as frustrações que sofremos durante a vida.

Cada pessoa vê a vida a partir do lugar em que se encontra, a partir da própria cabeça, a partir daquilo que aprendeu a ver. É por isso que não devemos nos deixar abater por aquilo que outros pensam ou deixam de pensar sobre nós. Há quem nos veja além daquilo que somos. Outros nos consideram menos do que somos ou podemos ser. Outros nos veem como realmente somos, e gostam de nós.

Nunca deixe que os outros decidam a pessoa que você deve ser. Não deixemos que os outros nos definam. Saibamos avaliar o que nos é dito! Saibamos decidir o que é bom para nós! Ninguém consegue agradar a todos. Nem Deus pode agradar a todos. Ora, no mesmo momento e no mesmo lugar, alguns pedem chuva; outros pedem sol. Veja a impossibilidade de satisfazer a todos. Além disso, ninguém vive para satisfazer a vontade de ninguém, a não ser que esse alguém seja um companheiro ou companheira e, mesmo assim, é importante avaliar a vontade de cada um. Cada pessoa tem o direito de se fazer, de se construir, de ser o que deseja ser.

Não se deixe aprisionar por nada! Não se prenda na falsa imagem que pessoas vazias, superficiais, arrogantes ou insipientes criaram de você. O tesouro de cada ser humano não está fora, mas dentro de cada um.

Não tenha medo de viver! Arrisque, se for preciso e se não for prejudicial a ninguém, nem trouxer perigo de vida. A sabedoria consiste em saber arriscar-se. Quem não erra não adquire sabedoria, nem vê a vida tal qual ela é. Muitos, no final da vida, se arrependem daquilo que poderiam ter feito, e não fizeram. O conhecimento brilhante e a inteligência rara que se tem devem ser confrontados com as experiências que a vida nos oferece.

Não enterre o seu tesouro interior! O verdadeiro tesouro das pessoas é invisível aos olhos físicos. Só pode ser visto com os olhos do imo.

Portanto, viva! Ninguém pode viver a sua vida.

Domingos Ivan Barbosa
Enviado por Domingos Ivan Barbosa em 07/08/2014
Código do texto: T4913151
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2014. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.