Encontros e desencontros da vida...

Nesta manhã fria e chuvosa, coloquei-me a refletir sobre os mistérios da vida. São tantos os acontecimentos, são imensas as dúvidas, as incertezas. A vida é realmente um mistério que só pode ser revelado diariamente e ainda assim em partes.

Hoje, o dia está propício para relembrar fatos, acontecimentos e as vivências aos longos desses meus vinte e sete anos. Pois é...nem acredito!!! Parece que foi ontem a minha festa de aniversário de cinco anos, pois lembro-me claramente dos preparativos, do bolo, da alegria e das pessoas presentes naquela data. Parece que foi ontem que completei dezoito anos, depois minha entrada para a faculdade.

Coloquei-me a pensar em minha infância e como já dizia o poeta : “Oh, que saudades que eu tenho da minha infância perdida que os anos não trazem mais”. Pura verdade!!!! Quanta pressa temos para com a vida, quanta pressa para crescer... Como eu gostaria de ser criança novamente!!!

Lembro-me com saudade da minha querida avó, que não vive mais nesta terra . Que saudade de sua presença, dos pães de queijo, da macarronada aos finais de semana, de suas conversas. Como foi dolorosa a partida, como sofremos. Eu não tinha noção ainda do que era perder alguém que fazia parte de mim, da minha vida, do meu ambiente e do meu coração. Foi a primeira vez que eu soube o que era a dor da despedida para sempre ou como disse o pastor no dia do sepultamento: “Um até breve”.

É impressionante como temos que ser fortes quando não se quer ser ou quando se precisa para lançar mão do seu sofrimento para estender a mão ao outro. Assim é a vida. Hoje, não há dor, mas sim ,saudade...Deliciosa saudade. Aprendi que só tem saudade aquele que de fato vivencia a vida, que aprende com os acontecimentos e simplesmente ama, tem sede do amor.

Nos últimos dois anos, muitas coisas aconteceram nessa minha existência, muitas mudanças, imensas lágrimas,bem como intensos sorrisos.

Reencontrei diversos amigos da infância, professores muito queridos, revivi momentos, aproveitei de fato a tudo e o mais importante, cresci, amadureci. Quem me conhece, sabe que uma de minhas características principais é chorar e viver intensamente a tudo... Como sou grata a Deus por tudo, como a vida tem me ensinado a ser mais leve a viver de fato o que diz a canção: “Ando devagar, porque já tive pressa”... Então, quero caminhar em passos mais tranquilos, sonhar mais e realizar mais, entretanto com a leveza de um pássaro a voar.

E os encontros ainda continuam... Mudamos de casa recentemente, um lugar que vivia dentro do meu imaginário, dentro da órbita do meu mundo interno. Sonhava em receber amigos num lugar assim, ter a família ao redor da mesa e a casa repleta de pessoas queridas para rir o dia todo e que esta imagem seja enquanto Deus ainda me der fôlego de vida.

E, mais surpresas vieram: o nascimento de minha irmãzinha caçula, que fornece a todos tanta alegria, tantas mudanças e tanta paz. Mistérios da vida, que nós simples humanos não podemos entender. Outra surpresa boa foi o reencontro com a família de minha avó materna através das redes sociais. Uma procura que segundo eles, ultrapassaram gerações. São vinte anos de espera para este encontro que finalmente está acontecendo aos poucos e foi por conta deste encontro ou reencontro que hoje eu acordei assim...refletindo acerca da vida, acerca de mim mesma.

Posso dizer com propriedade que hoje quero viver de fato a vida, não apenas passar por ela. Aspiro minha própria família, meu esposo e filhos ao redor da mesa. Enquanto isso ainda não acontece, quero continuar aspirando à paz, o amor. Semeando amizades e colhendo seus frutos.

Quero hoje cantar : “ Uma nova história Deus tem pra mim”... e eu profetizo isso na vida de todos quantos lerem este texto, de todos os meus familiares, amigos, poetas, escritores e a todos quantos buscam uma vida de paz, serenidade e amor. A vida é feita de encontros e desencontros, mas aprendemos e vivenciamos a tudo. É preciso saber viver, não é mesmo?

PATRICIA PESSOA
Enviado por PATRICIA PESSOA em 27/07/2014
Código do texto: T4898491
Classificação de conteúdo: seguro