A Verdadeira Amizade

Amizade... um tema complexo, com tantas opiniões diferentes e definições divergentes, será que existe uma única que esteja correta?

Um dicionário qualquer pode definir amizade como um sentimento de afeto mútuo, mas seria isso o suficiente para explicar algo de tamanha complexidade e amplitude?

Seria possível fazer a analogia da amizade com uma planta, algo que inicia-se de forma pequena como uma semente, cresce aos poucos recebendo cuidados, torna-se maior e mais forte, torna-se bela e preciosa. Seria eu um lunático tentando, de alguma forma, dificultar algo que deveria ser simples como a definição de um dicionário?

Pessoas sociáveis, populares, rodeadas de outras pessoas, será que existem amigos verdadeiros? Quantos estão apenas esperando a chance para aproveitar uma situação favorável, algo benéfico, fazem-se de amigos por mero interesse. Em um momento de necessidade, será que você poderá contar com um centésimo das pessoas que conheceu em toda a sua vida? Será que você pode dizer que seus amigos são verdadeiros?

O que é, enfim, a verdadeira amizade? Para mim, é um sentimento recíproco, onde você pode contar com a pessoa em qualquer situação e momento necessário, a amizade não é, de forma alguma, ter alguém que partilhe de todas as suas opiniões e pensamentos, a pessoa não precisa concordar com você, pelo contrário, na amizade verdadeira, você poderá contar com a pessoa para ela lhe mostrar que existe outra realidade, além da qual você é capaz de enxergar, é ter alguém que lhe mostre outros pontos de vista, uma pessoa para lhe mostrar que nem sempre você estará certo.

Após este breve pensamento, deixo algumas frases:

“A verdadeira amizade é aquela que nos permite falar, ao amigo, de todos os seus defeitos e de todas as nossas qualidades.” Millôr Fernandes

"A amizade requer aquele raro ponto médio entre semelhança e diferença." Ralph Waldo Emerson

“Não caminhe na minha frente porque talvez eu não possa segui-lo. Não caminhe atrás de mim, porque talvez eu não possa guiá-lo. Caminhe ao meu lado e seremos amigos.” Albert Camus