MUDAR A NÓS PRÓPRIOS É MAIS EFICIENTE !
Por mais que nos esforcemos por tentar mudar o comportamento das pessoas que nos são próximas, dificilmente logramos êxito. Ninguém, na verdade, deseja mudar porque permanecer como está requer menos esforço e, em lugar de nos ouvirem, muito provavelmente ficarão tristes ou ressentidas conosco.
Aceitá-las como são e nos próprios mudarmos a maneira como as enxergamos e tentando agir como gostaríamos que elas fizessem, seguramente, trará resultado melhor.
A reflexão sobre isso é muito simples - agora que já avancei nos anos, na verdade, é que passei a ter essa percepção. Muitos me tentaram corrigir também; "abrir-me" os olhos mas de nada adiantou; só mesmo o tempo, que é "O senhor da razão" a nos fazer enxergar o que os outros vêem em nós antes de nos darmos conta da necessidade de correção de rumo.
Ainda durante esse processo de reflexão concluí que, nem sempre o que entendemos ser o mais adequado para o outros, o é ou poderia ser, na verdade. Aliás, quem somos nós para pretender a posse dela ... a verdade !? Não penso como alguns que crêem que CADA QUAL TEM A SUA VERDADE. Creio que hajam verdades incorruptíveis, inalienáveis e, mesmo essas, não raro encontram opositores. Basta se fazer uma releitura breve dos grandes momentos da humanidade. Está recheada de polêmicas e de contradições. São inúmeras correntes de pensamento, filosóficas; cada uma delas pretendendo ser a detentora de uma pseuda VERDADE.
Portanto, parece-me mais oportuno mesmo, se de fato queremos melhorar as nossas relações com as pessoas em geral, começarmos por nós; de dentro para fora, a nos rever, nos remodelar mas isso vai requerer, seguramente, uma atitude maior, um abandono de si mesmo e de suas convicções; da aceitação das nossas próprias limitações. É preciso, contudo, que assumamos uma atitude absolutamente isenta e, sobretudo, humilde. Ao nos modificarmos, inevitavelmente, veremos com "outros olhos", aquilo que enxergávamos no outro, como um possivel erro ! Mal comparando, seria como se trocássemos as lentes dos nossos óculos já obsoletas; por mais modernas e potentes.
À partir do momento que mexermos em "próprio lixo" perceberemos que melhor limpá-lo a procurá-lo no quintal do vizinho !
Estarei a ver mal essa situação ?