(In)dependente

Dezoito.

Sabe esse número parece até legal. Dez + oito. Acontece, que nesse caso ele se refere à idade. Quando a gente é mais nova fica pensando que quer ser totalmente independente, que quer fazer 18 logo e se tornar adulta e se livrar de todas as "obrigações" para poder fazer tudo o que quiser. E aí quando chega nessa idade fica querendo voltar ao passado e ter de volta toda aquela felicidade que nem sabia que tinha.

Estou cansada de ouvir que eu - que nem tenho 18 ainda - quero ter 18 pra fazer o que eu quiser porque as pessoas da minha idade sempre pensam assim. É sério mesmo que você acha isso? Quer me botar no meio de um tanto de gente inocente, me generalizar pra dizer que sou igual as meninas da minha idade? Desculpa, mas não. Eu não sou igual as meninas da minha idade. Generalizando.

Elas estão nesse momento olhando para o espelho, tacando maquiagem no rosto, encurtando o vestido e se preocupando em pegar um monte de meninos em uma mesma festa com a roupa minúscula e o corpo e rebolando enquanto andam, já achando que têm mais de dezoito. Eu estou escrevendo esse texto de calça legging e moletom e uma xícara de chocolate quente. É sábado à noite? Sim, mas eu tenho interesses muito diferentes e nesse momento sair para uma festa e voltar sem me lembrar de muita coisa não é um deles. O que? Vai reclamar agora que a maioria das garotas não é assim? Desculpa, meu bem, mas a maioria das garotas da minha idade são assim, sim! Generalizando. Não é isso o que você estava fazendo comigo? Dizendo que eu quero viver sem pensar nas consequências? Dizendo que todas são iguais? Tá vendo como julgar as pessoas baseando-se na idade delas não tem fundamento nenhum?

Eu penso nas consequências e quero ser independe sim, mas isso não quer dizer que estou louca para que chegue a minha maioridade, porque aí as responsabilidades pesam ainda mais no ombro e as coisas vão ficando cada vez mais difíceis. E a gente para de acreditar.

Já reparou que adultos geralmente são mais pé no chão e conseguem dizer "não" com mais facilidade? É... talvez eles tenham perdido as esperanças de que algo mágico possa acontecer. Quando eu crescer quero ser diferente. Não quero entrar na onda de ser igual aos outros, mas não pretendo me destacar não. Quero fazer o que eu acho que é melhor pra mim, mesmo que isso faça você se lembrar de outras pessoas, ou da "maioria" delas.

Sei que o dezoito vai chegar. Talvez eu ainda não esteja preparada para as mudanças que vão acontecer. Até porque eu ainda não quero ser totalmente independente. É difícil sabe? Ninguém é completamente independente. Às vezes a gente precisa das outras pessoas também. Pra dar carinho, amor, para te acompanhar onde quer que você esteja, para saber das suas novidades, para estar do seu lado quando você estiver triste e preocupado quando estiver muito doente. As pessoas pegam no nosso pé porque amam a gente. É sério.

Eu sou muito indecisa. Se colocarem na minha frente um vestido preto e outro vermelho, vou fazer uma lista mentalmente das vantagens e desvantagens de cada um e chegar a conclusão de que não sei qual dos dois escolher. E estou assim também sobre os meus dezoito. É claro que eu quero ser independente em algumas coisas e poder finalmente poder fazer as coisas por mim mesma sem ter aquelas obrigações e classificações me impedindo, mas também quero poder contar com todo mundo, escutar o que cada um tem a dizer, viver do lado de alguém, não ter tantas responsabilidades e ter alguém para pagar minhas contas sem que eu precise entrar nesse mercado de trabalho concorrido que acaba pressionando demais as pessoas. Não, eu não to afim de que os dezoito chegue logo e não vou tentar fingir que tenho.

E acabo chegando a conclusão de que estou indecisa mais uma vez. Por enquanto prefiro ser (in)dependente. Nem um nem outro completamente. Mas em equilíbrio.

Bec
Enviado por Bec em 28/06/2014
Reeditado em 29/06/2014
Código do texto: T4862362
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2014. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.