Os sonhos e a caminhada


Sem dúvida, a juventude é uma linda época de nossas vidas. Os jovens não tem medo, não tem complexos, traumas, neuroses, não tem passado que os faça sofrer... claro, alguns trazem marcas dolorosas de infâncias sofridas, mas, em geral, o ímpeto jovem, a força, a audácia, os sonhos, as esperanças vencem muitas situações. Ou quase todas -- O que mais tenho saudade da época de minha juventude é dos meus sonhos -- puxa, eu era uma sonhadora incorrigível! --- não realizei a maioria deles. Ao olhar para trás, vejo o quanto caminhei mesmo sobre nuvens sem me dar conta que devia é ter os pés bem no chão. Mas isso é sempre um "pecado" da juventude. Agora, na maturidade, penso que os maiores desejos são apenas resumidos em uma única palavra: serenidade. Ou talvez outra mais profunda: paz. Viver cada dia com aquilo que ele traz de bom, de útil, de beleza. Não a beleza dos desejos e dos sonhos da juventude: mas a beleza da própria vida em si mesma: o nascer do sol, o brilho das estrelas, o cantar dos pássaros, as flores que desabrocham, os latidos dos cães, a alegria das crianças em cada amanhecer... tão simples, tão difícil o declinar de nossos anos... seria eu uma pessimista não tendo mais sonhos como tanto os tinha na juventude?  Acho que não. É só uma questão de olhar e enxergar.  E agradecer o quanto já se percorreu - heróis na caminhada, porque muitos não chegaram até aqui. E olhar para a frente, porque é sempre uma dádiva renascer a cada novo dia. Mesmo que a gente não se dê conta disso, como diz a Desiderata, o universo continua caminhando, cumprindo o seu destino...." você é filho do universo,/ irmão das estrelas e das árvores/você merece estar aqui." (*)



(*)Desiderata