Sentimos falta sim

Esse poderia ser mais um dos meus textos sobre tristeza. Acredite, por um breve momento achei que seria mais um. Então pensei, porque não escrever sobre felicidade?

Estar feliz é uma coisa tão relativa não é? Às vezes pequenas coisas nos fazem sorrir, as vezes apenas detalhes são motivos para nos fazer rir. Felicidade é algo tão pessoal também. Alguns gostam de um café quente, outros de um filme de aventura ou suspense. Ou quem sabe passar o dia fazendo compras... Felicidade é algo tão independente, tão besta

Vai, pode rir disso. Por que alguém diria que estar feliz é algo besta? Eu diria, porque tem coisas tão idiotas que nos fazem sorrir largamente. Afinal, não negue mas todo mundo já sentiu-se bem pela desgraça dos outros. Ou também riu de doer a barriga, quando um amigo caiu no chão. Essas e mais várias razões me faz pensar que felicidade é algo besta.

De um tempo para cá, eu passei a observar os sorrisos das pessoas. Os falsos, os escandalosos, aqueles tão pequenos mas tão verdadeiros, eu passei a admirar com o que cada um ficava feliz. E sabe o que foi que eu descobri e pensei? Será que daqui um ano, dois anos, três anos, o que for, essa pessoa vai lembrar-se desse momento e sorrir do mesmo jeito que foi a primeira vez?

Eu fiquei lembrando de todos os meus momentos de felicidade, e pensando se daqui um tempo eles também me fariam feliz. Ou quem sabe nostálgica. Ou até mesmo triste.

Eu então pensei em todas as coisas na vida que deixamos para trás, sabe? Cheguei na conclusão que há tantas... Uma boneca de infância, um medo banal, uma insegurança que já foi o pior pesadelo, um sonho que se tornou impossível e idiota. Tantas coisas que temos que deixar. Desde um pequeno brinquedo, até pessoas que pensamos que iriam nos acompanhar para sempre.

Porque sabe do que mais? Um dia acordamos mesmo sem saber acordar, e descobrimos que o mundo tá ai. Para nos fazer bem, fazer mal, está ai para vivermos. É difícil desapegar? É. Talvez seja dolorido? Talvez. Mas como disse, acordamos e aquilo se foi.

É igual a escola. Reclamos boa parte do tempo em que estamos nela, mas quando acaba, e ai? Você nunca mais irá ver aquela sua paixãozinha pelo corredor. Você nunca mais vai rir daquele professor chato com seus amigos. Você nunca mais vai comer aquela comida nojenta do refeitório, e nem irá no jogo dos garotos gatos e das líderes de torcida bonitas. Isso não vai acontecer mais, e quando você acordar sem o despertador estridente vai sentir falta.

Porque é isso que acontece com todo mundo, não diga que não e não minta, porque acontece sim. Nós sentimos falta. Nós pedimos para ser avisados se a saudade bater na porta, mas a verdade é que ela entra pela janela. Nós sentimos falta de exs namorados(as). Nós sentimos falta de nossa família quando partimos. Nós sentimos faltas daquelas piadas bestas que costumávamos escutar.

Nós sentimos falta das broncas, e da preocupação que achávamos desnecessário. Nós sentimos falta de estudar para as provas. Nós sentimos falta daquela pessoa que sempre fazia questão de trocar olhares conosco. Nós sentimos falta da infância, e de como as coisas eram fáceis. Nós sentimos falta de como éramos antes. Sentimos falta de não precisar tomar decisões. Nós sentimos falta de tudo. Absolutamente tudo.

Novamente, não negue. Felicidade e saudades estão sempre conosco. Sempre mesmo. Por que mesmo que algo muito feliz aconteça hoje, já amanhã fará falta. E acredite, temos que deixar essas coisas passarem. Porque assim coisas novas poderão adentrar nossa vida.

Luli Caccalano
Enviado por Luli Caccalano em 15/06/2014
Código do texto: T4846083
Classificação de conteúdo: seguro