HOMO SAPIENS SAPIENS VS HOMO TECNOLOGICUS
Já nos demos conta do rumo que levamos? Conhecemos as vicissitudes do mundo contemporâneo? Receio bem que não. Até porque reparem bem, por cada minuto que passa, no "YOUTUBE" são carregadas 100 horas em video. Surpreendidos? Talvez. O tempo é fugaz e com tanta tecnologia a emergir, ninguém é competente o suficiente para inventar um upgrade horário, para que o dia passe a ter 30h em vez de 24h (risos). Enfim, é um facto, continuamos a ser o velhinho homo sapiens sapiens, embora adaptado às mudanças do meio, contudo estamos a comportarmo-nos como um homo tecnologicus, sem que tivéssemos sofrido qualquer salto evolutivo e analogicamente esta situação é similar à de um motor que trabalha no limite das suas capacidades durante demasiado tempo, onde mais cedo ou mais tarde terá necessariamente de colapsar. Num horizonte temporal de 20 anos passamos a processar uma quantidade de informação abismal em relação ao que se passava anteriormente, sem que existisse uma maturação biológica; sociológica e cultural para tal absorção dos factos. Caros congéneres, estamos no meio duma guerra virtual que tem contornos realistas nas nossas vidas, onde se percebe que as famílias estão desestruturadas; onde o narcisismo é a religião de vulto; onde os pais trocam os afetos pelas playstations; onde as redes sociais tomam o lugar das tardes bem passadas a conviver com os amigos; onde o velho é visto como obsoleto e não como base estrutural da nossa génese. Enfim, o progresso segue este trilho, e nós os humanos estamos convictos de que podemos ludibriar a natureza e a sua complexa lógica da seleção natural através de estratégias subversivas, como o "chico espertismo" e a corrupção, todavia, ao nos deixarmos cair no nossa própria teia, ignoramos uma premissa primordial que é a de que a natureza é sábia e vai continuar a premiar quem respeita a sua essência, e a nossa espécie parece não o estar a fazer, logo, não é necessário lermos a obra de Nostradamus para compreender o que nos aguarda, caso não alteremos a nossa consciência coletiva.......