"Homens de boa vontade"
Lembro de uma fala de Exupéry em Terra dos Homens: "Num mundo que se faz deserto, temos sede de encontrar companheiros" -- Digo eu: num mundo que se faz deserto, para onde estão evaporando todos os sonhos dos homens de bem? seremos mesmo, nós, os que ansiamos por um mundo melhor, seremos mesmo uma parcela mínima da humanidade e nossos valores interiores de paz, honestidade, dignidade já estarão fora de moda, porque agora o imoral é a nova moral? Quando me fizeram refletir sobre isso, pensei no quanto meu pai e minha mãe chorariam. Eles, que sonharam com os anjos um dia, em ser seus parceiros na paz na terra aos homens de boa vontade. De qualquer forma, eu continuarei acreditando e morrendo por uma verdade: haverá um novo tempo, um novo céu e uma nova terra - sem alusão à qualquer sentimento religioso e sim apenas ao direito de acreditar na grande fraternidade humana, que é uma só, que não tem fronteiras, da qual ainda faço parte até que o Criador assim o queira.
E talvez valha a pena lembrar aqui o nosso mesmo sonho, nas palavras do poeta Alfred Tennyson:
"Começam a piscar as luzes por sobre os rochedos. O longo dia esvai-se. Lenta, ergue-se a lua. E o espaço está repleto dos murmúrios de mil vozes. Vamos, amigos! Ainda não é tarde para buscar um mundo mais novo. Avante, para o largo! E, disciplinados, sigamos a sua esteira, pois é meu fito navegar para além do ocaso e dos mares, onde se banham todas as estrelas do ocidente - até que eu morra."