A DECADÊNCIA DAS METAS NARRATIVAS E DOS VALORES UNIVERSAIS
Apesar de toda a sociedade ser conservadora, uma vez que a organicidade das relações societárias se baseiam na estabilidade de códicos culturais estratificados, o fato é que mudanças acontecem, que nossa gramatica compartilhada de mundo esta em permanente devir e adaptação a complexibilidade cada vez maior das formas de subjetivização do mundo e da realidade. Não importa o quanto o cânone moral tradicional permaneça como referência do imaginário social hegêmonico e institucionalizado.
O impacto cada vez maior das transformações tecnicos científicas sobre as configurações da vida cotidiana, dentre outros fatores, contribui de forma cada vez mais contudente para o deslocamento do cânone cultural ocidental, fundado na panaceia das narrativas e valores universais, do centro das representações da vida coletiva, estabelecendo uma pluralidade de referências ontológicas onde a individualidade e a pluralidade se consagram como premissa de uma nova realidade social e cultural.
Mudanças acontecem... E a reviravolta de todaos os valores é cada vez mais nítida na o ativismo social dos ateus, feministas,movimento gay, pró discriminalização do aborto e das drogas e todas as pequenas e grandes causas que cada vez mais impõem a sociedade os direitos do indivíduo e a diversidade social como princípio.