NOTA SOBRE MIDIA PARTICIPATIVA E ATIVISMO SOCIAL

As midias participativas hoje recodificam virtualmente o espaço público pulverizando e pluralizando o processo de contrução de consensos e dissensos na sociedade. Surge, assim, na agenda contemporânea a crucial questão de uma redefinição do poder político e dos meios de participação e expressão na esfera pública.

O sintôma mais evidente deste ainda embrionário processo de reinvenção dos movimentos sociais é seu tendente distanciamento das instituições tradicionais de participação política como, por exemplo, partidos e sindicatos.

Se a institucionalização de formas de democracia direta é uma franca e fecunda tendência da cultura democratica e parlamentar contemporânea somente o futuro dirá. Por enquanto ainda é muito prematuro para afirmar contundentemente qualquer possibilidadde de reinvenção das coisas vividas. Podemos apenas, por enquanto, constatar que dispomos de novas formas e estratégias de manifestação e associação propiciadas pelo advento do virtual como uma instância de hiper realidade.