Novos tempos, novas ideias, novas perspectivavas!

Muitas coisas no mundo mudaram nessas últimas décadas, muitas coisas têm mudado e com certeza continuarão a mudar, pois afinal, historicamente mudanças sempre fizeram parte do desenvolvimento humano em suas complexas relações humanísticas. E de certa forma, é muito bom para o progresso social, e é assim, que nós construímos valores e crescemos juntos mutuamente, em diversos os aspectos morais e éticos.

Estamos diante de uma geração revolucionária, no que se refere ao conhecimento e a informação instantânea, por meio da mais poderosa ferramenta criada: a internet. Transformações significantes vêm acontecendo em todos os seguimentos da sociedade, não somente no Brasil como também em todo o mundo.

Com o desenvolvimento tecnológico, e precisamente com a internet a partir da década de 90. As relações interpessoais vem sofrendo grande impacto, e ganhando outros significados; conceitos morais que anteriormente estavam convencionados por uma tradição puramente religiosa, já sofreram em muitos casos total mudança.

Os padrões estabelecidos como modelo bom de ser viver, estão a mudar, como por exemplo: o conceito da família tradicional, esta por sua vez, composta com homem e mulher e geralmente um filho. Não seremos hipócrita em dizer que esse padrão não cabe mais a sociedade, todavia, dizer que ele não é o único, pode ser o mais "aceitável" diríamos pelo conceito tradicional de família, contudo, devemos ser francos, e admitir a necessidade uma redefinição no que tange a seguinte indagação: Como é ou precisamente como tem sido formada a família no século XXI? Alguns religiosos pessimistas dotados de uma ignorância preconceituosa dizem que há uma conspiração para o fim da família, porém, o que percebe-se que estar ocorrendo é a formação de uma nova família. O jornal "O Globo em 2012, na edição do mês de agosto de domingo, noticiou que no Brasil, a família tradicional(composta por pai, mãe e filho) deixou de ser maioria para outros tipos de famílias. Sem dúvidas, estamos diante de novos tempos, onde as ideias morais fixas, não cabem mais como verdades absolutas para nosso tempo

Mudança nos relacionamentos interpessoais

Outro valor que também recebeu um significado diferente foi do conceito da amizade. Anteriormente, amigos eram aqueles que iam a sua casa, comiam juntos, compartilhavam pessoalmente suas frustrações e vitórias, etc... Hoje, isso não foi eliminado totalmente da sociedade claro, porém, deixou de ser frequentemente comum, após os novos "amiguinhos virtuais", isto é, a amizade a distancia, os amigos "semipresenciais", digo aqueles que estão presentes com você sem realmente estar presente pessoalmente.

Não há como nós fecharmos nossos olhos para essas mudanças, e considerá-la 100% benéfica para as relações interpessoais, mas devemos ficar atentos com o impacto, que todas as mudanças, podem alterar em nossas vidas reais, e até onde isso pode chegar.

Toda essa onda digital, das redes sociais, proporciona algo muito bom, ou seja, a possibilidade de você conhecer novas pessoas, esteja ela em qualquer parte do planeta. Contudo, trouxe também junto, um problema: a subjetividade das relações, que consequentemente, pode leva a alteração de nossa forma de comportamento nas situações reais. A pessoa que é viciada por exemplo na amizade virtual, pode correr um sério perigo de envolver-se com pessoas de caráter duvido, e colocar em perigo sua vida real. Sabe-se de vários casos, de assassinos, estupradores ladrões, passando-se por "bons moços" na internet. É preciso sempre ficar atento, seja na vida real ou virtual.

Novas formas de entender deus

As ideias religiosas que outrora estavam tão fundamentadas, sofreram suas mudanças semânticas.

E vale ressaltar aqui, que não estamos a falar do fim da religião, devido o avanço significativo da tecnologia, mas da nova releitura que os religiosos fizeram para propagar suas imprecisões, como de fato sempre fizeram no decorrer dos séculos, (adaptar, adaptar e adaptar) "as religiões estão muito bem obrigado", principalmente o neocristianismo brasileiro, que por meio de sua teologia da prosperidade e tantas outras, tem ganhado muitos adeptos. Os tradicionais, que defendem um cristianismo mais histórico, precisam rever seus conceitos, pois a sociedade do conhecimento, não aceita mais, o mesmo marketing da idade medieval que as igrejas ortodoxas usavam, isto é, inferno e castigo eterno.

O deus hoje é muito bom, é quer tirar as pessoas do vermelho, não se aceita mais a ideia de um deu de barba branca, sentado no trono, controlando todos e dando punição aos desobedientes.

Com isso amigo leitor, o homem a cada dia, segue sob nova perspectiva de vida, com novos olhares, querendo alcança seu objetivo, seu sonho, sua alto realização, num mundo extremamente exigente.

Não há perigo em buscar nova maneira de ver o mundo, novas realizações, ou seguir um novo horizonte, o problema pode ser considerado grave, quando o homem coloca como causa importante, e obrigatória, as subjetividades metafisicas imaginárias, e esquecem da realidade que o cerca, a vida real.

Ter amigos virtuais é muito bom, melhor ainda quando eles são reais de carne e osso, que ao precisar de um ombro amigo, eles estão por perto para socorrer, os distantes, no máximo que poderão e desejar, é um "boa sorte!" Quando realmente quiserem ser amigos virtuais nada e mais

.

Vivamos o novo mundo, como velhos aprendizes.

Boa sorte a todos!