SOBRE MANIPULAÇÃO

Num primeiro momento, é revoltante pensar em como as pessoas podem nos usar. Especialmente se os fins são financeiros e outras conveniências parecidas.

Claro que toda essa rede de jogos de interesses trazem consigo a mentira, a dissimulação e às vezes, tudo isso envolvido numa embalagem que num primeiro momento parece puro altruísmo. Já ouvi frases do tipo: "minha intenção é apenas tornar a vida das pessoas melhores". E o pior é que quem diz isso, às vezes até acredita na própria farsa.

Pois bem. Diante disso, é fácil se revoltar, se sentir vítima, se sentir idiota diante de toda essa sujeira. Claro, há pessoas doentes, gente que não sente empatia. Aí é outra categoria. A dos psicopatas. pelos quais, pessoalmente, tenho uma certo asco.

Mas fora essa categoria, no mundo das pessoas humanas, é necessário pensar também que, se somos vítimas das manipulações, nós também lançamos mão da manipulação em tudo. Sempre estamos barganhando, seja em busca de afeto, ou um cargo na empresa que trabalhamos. Não se iludam: as pessoas sempre usam as pessoas. Nesse momento, você pode estar sendo usado e nem sabe. Resta saber, o quanto de estrago isso faz na vida do outro.

Por experiência própria, sei a extensão do mal que faz uma pessoa manipuladora e sem caráter na vida de alguém. Mas também sei que em parâmetros toleráveis, tudo é uma troca. Então, não se iluda. Caridade de verdade não existe. E o ser humano, desde criança, aprende que se chorar, vai ter alguma resposta. Então, resta apenas decidir que tipo de barganha estamos disposto a tratar.

EDUARDO PAIXÃO
Enviado por EDUARDO PAIXÃO em 07/05/2014
Código do texto: T4797653
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2014. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.