E hoje em dia, como é que se diz "Eu te amo"?
Na sociedade atual, como alguém diz "eu te amo"? Como se expressar no meio de uma era tão vulgar, sexual? Bom, vou começar do início: me apaixonei.
Você se lembra como é se apaixonar? A cada ligação, esperando cada resposta, com o coração pulando cada vez que a pessoa fala com você? Às vezes eu me sinto uma idiota quando estou apaixonada, por conta de tanta ansiedade e excitação por algo tão pequeno, um gesto que de outras pessoas você ignora, mas daquela ali, aquela que mexeu com você, é tudo. Mas como dizer? Como se expressar?
Bom, eu sempre fui uma pessoa muito objetiva, então das vezes que me apaixonei eu sempre ia na cara dura e falava "é, estou apaixonada por você". Muitas vezes isso não deu certo, mas é a única forma que eu sei dizer. Mas algumas vezes isso deu certo, o que me fez continuar a me expressar da forma que eu me expresso.
Mas nada disso citado a cima é o que eu realmente quero falar. Na verdade, eu venho aqui escrever com várias ideias, então talvez eu não foque em um só tema, e por isso eu sinto muito. O que eu quero falar aqui é de algo que eu li essa semana, um texto que se tornou viral na internet: "Vocês estão estragando tudo" do blog Um Travesseiro Para Dois, e junto disso, minha visão, minha opinião a respeito do tema abordado no texto. Por isso, se vocês quiserem entender melhor, sugiro que todos procurem no Google sobre este texto, com certeza alguma parte dele fará com que você se enxergue ali.
Pois bem, sem mais delongas, vamos ao assunto principal: por que as pessoas desacreditam tanto do amor? E eu não vou ser hipócrita e dizer que eu também não desacreditei do amor algumas vezes, mas eu nunca consigo fazer isso por muito tempo. Mas como alguém consegue simplesmente tentar não viver isso? E como alguém pensa que todos os erros já cometidos por quem te machucou serão cometidos novamente por alguém que essa pessoa não conhece? Isso me lembra o trecho de uma música da Fernanda Takai com o Samuel Rosa: "O que ele fez pra você? Eu sei que não é fácil esquecer. Se ele foi tão ruim, não vá pensar o mesmo de mim" (Pra Curar Essa Dor). E de fato, como alguém simplesmente quer culpar o mundo por algo que um indivíduo fez? E isso é tão injusto, mas tão injusto. E é doloroso. E hoje em dia isso é sinônimo de amor: dor. Por que as pessoas acham que todo o amor vai te causar dor? E que todo amor vai acabar? E se for? Qual o problema? Quem não saiu de um relacionamento, por mais doloroso que seja, mas saiu evoluído, amadureceu com a dor? E por mais que todos os relacionamentos possam acabar, quem vai poder negar que houve momentos bons ali? Afinal, o relacionamento se criou, de alguma forma ele teve forças pra começar e permanecer, mesmo que por pouco tempo.
Enfim, vamos voltar um pouco. Quando duas pessoas se amam (sejam duas mulheres, dois homens, um homem e uma mulher, dane-se o gênero, me refiro ao amor), por que elas criam tanta dificuldade pra amar? Por que elas acham que tudo vai dar errado? Sim, todos, TODOS já fomos machucados alguma vez, TODOS já erramos e sofremos com os erros dos outros, mas sabe do que mais? TODOS nós só queremos encontrar alguém que nos prove que tudo, até mesmo os maiores sofrimentos, valeram a pena.
"A coisa mais importante que você vai aprender é simplesmente amar e ser amado". É, infelizmente, é isso. E todos nós estamos atrás disso. Acho que é uma essência do ser humano, sabe? Ter alguém que te ame, e que você ame de volta, e que te entenda, e que você entenda de volta. Ter alguém que você possa compartilhar, conviver, e até brigar, mas principalmente amar, simplesmente isso. E se é isso que todos nós queremos, por que nós nos fechamos? Por que nós dificultamos isso? E por que hoje em dia as pessoas sentem medo quando gostam de alguém, ou quando alguém diz que gosta? "Estou apaixonado" "Haha, se fodeu"... poxa, por quê? Você está ali querendo ter algo com alguém, disposto a tentar um amor e isso é ruim? Então o que? A melhor coisa é só sair por aí transando com geral e ignorando o amor? Enfim, eu realmente não entendo isso, não entendo o que as pessoas fizeram do amor: algo ruim, algo indesejado, sendo que no fundo, no fundo, é o que mais desejamos encontrar.
Referências que usei neste texto:
- Legião Urbana, "Vamos Fazer um Filme" (título);
- Fernanda Takai e Samuel Rosa "Pra Curar Essa Dor";
- Massive Attack "Nature Boy";
- Um Travesseiro Para Dois "Vocês estão estragando tudo".