O COMPROMISSO EM SERVIR A CRISTO - Carta aos Filipenses

FILIPENSES: A IGREJA COMPROMISSADA COM JESUS CRISTO

O COMPROMISSO EM SERVIR A CRISTO

Filipenses 1.1-30

•Esta Carta foi escrita por volta de 61 a 62 d.C. enquanto Paulo estava preso, provavelmente em Roma, na casa que alugara enquanto aguardava o julgamento (At. 28.16 e 30).

•Havia uma aliança entre o apóstolo Paulo e a igreja de Filipenses, e entre a igreja de Filipenses e o apóstolo Paulo. A aliança simboliza um compromisso entre duas pessoas, no casamento entre um homem e uma mulher. Estão aliançados em seus sentimentos, sonhos e projetos. Os cristãos têm uma aliança com Deus. O apóstolo Paulo demonstra essa aliança ao afirmar: “Para mim, o viver é Cristo”. (Fp. 1.21). Nós precisamos estar aliançados com Jesus Cristo, e demonstrar em ações diárias, a saber:

1° AÇÃO – INTERESSE NO AVANÇO DO EVANGELHO (V. 12-18)

•Mesmo diante das dificuldades (v. 12-14): Somente quem tem um compromisso total com o SENHOR pode expressar em meio ao sofrimento: “as coisas que me aconteceram” (1.12). A prisão em Jerusalém, o encarceramento de dois anos em Cesaréia, o naufrágio em sua viagem a Roma, e os dois anos de prisão em Roma enquanto esperava julgamento (At. 21-17-28.31). O compromisso com o SENHOR o levou a ser produtivo na prisão:

I.Escreveu quatro cartas na prisão: Efésios, Colossenses, Filemon, e aos Filipenses;

II.Através de seus auxiliares (Timóteo e Epafras) orientou e ministrou às igrejas;

III.Acertou-se com João Marcos (Cl. 4.10, 2°Tm. 4.11), com quem teve problemas de relacionamento;

IV.Cuidou com todo o amor de vários irmãos, mesmo a distância, que necessitavam de atenção;

V.Toda a guarda do palácio do imperador conheceu a Palavra de Deus, e uma igreja se originou na casa de Cesar (4.22);

•Mesmo que alguns procurassem atribulá-lo ainda mais (v. 15-18)

I.Alguns pregavam o Evangelho por inveja, ciúmes, rivalidade. Mas, isso não impediu atrapalhou o compromisso dele com o Reino de Deus;

II.O mais importante é que a Mensagem fosse pregada (v. 18)

2° AÇÃO – A ORAÇÃO EM FAVOR DOS IRMÃOS (V. 1-11)

•Paulo os tinha em sua mente (v. 1-6):

•Paulo os tinha em seu coração (v. 7-8)

•Paulo os tinha em suas orações (v. 9-11)

3° AÇÃO – PRIORIZAÇÃO DA UNIDADE (V. 19-30)

•A maneira especial de viver a vida (v.19-21): Vivamos de tal maneira que vejam em nós uma vida completamente entregue e compromissada com o Senhor Jesus;

•O desejo de ajudá-los no progresso da fé em Cristo Jesus (v. 22-26): Paulo estava colocando a necessidade de seus parceiros ministeriais acima de suas necessidades e desejos mais legítimos (v. 24)

•O dever de todos os cristãos de viverem de modo digno (v. 27-30): I.Comprometido com Cristo, praticando a unidade que Jesus nos ordenou (v 27) (Jo. 17.21);

II.Comprometido com Cristo, lutando com ousadia (v. 28), os apóstolos depois de serem perseguidos oraram pedindo mais ousadia (At. 4.29-31);

III.Comprometido com Cristo, o privilégio de sofrer por Cristo (v. 29-30), ajudemos uns aos outros nesses momentos (Rm 12.10)

Conclusão:

Precisamos estar compromissados com o Reino de Deus, e demonstramos isso em nosso interesse e comprometimento em ver o avanço do Evangelho, se envolvendo na obra de evangelização. Abandone o medo, seja uma testemunha de Jesus compartilhando a sua história com Deus, o que tens visto, ouvido e aprendido. É necessário estarmos compromissados na intercessão continua por nossos irmãos. Passemos a clamar pela vida de cada irmão que faz parte de nossa igreja. É fundamental priorizarmos a unidade.

O Pastor
Enviado por O Pastor em 24/04/2014
Código do texto: T4781725
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2014. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.